Os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um

Conheça os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um. Na hora de fazer o prato do almoço ou do jantar, o brasileiro…

Conheça os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um. Na hora de fazer o prato do almoço ou do jantar, o brasileiro tem o costume de colocar arroz e feijão. A carne ou a salada pode até variar, mas esses dois acompanhamentos são insubstituíveis.

Os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um. (Foto Ilustrativa)

O que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos de feijão, que se diferenciam com relação ao tamanho, formato, cor e modo de preparo. O carioca é o mais popular na culinária brasileira, mas ele também divide espaço com o feijão preto e o branco.

Leia mais: Combata diabetes com feijão

Os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um

No Brasil, é possível encontrar mais de 14 tipos de feijão à venda nos supermercados. Os grãos se distinguem na aparência, mas também apresentam propriedades nutricionais distintas. Em geral, eles são ricos em fibras, proteínas e sais minerais.

O Mundo das Tribos selecionou os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um. Confira:

Feijão carioca

Feijão carioca. (Foto Ilustrativa)

O feijão carioca, caracterizado por sua coloração marrom rajada, se destaca como o mais popular do Brasil. Junto com o arroz, ele pode acompanhar frango, peixe ou carne vermelha. O modo de preparo é bem simples: escolha os melhores grãos, deixe de molho em água morna por 30 minutos e coloque na panela de pressão para cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Não se esqueça de incluir os temperos: sal, alho, cebola, salsinha e coentro.

Saiba mais: Receita: Feijão Cremoso

Feijão preto

Feijão preto. (Foto Ilustrativa)

O feijão preto também é um clássico da culinária brasileira, afinal, ele é o principal ingrediente da feijoada e faz muito sucesso entre as pessoas que vivem no Rio de Janeiro. A forma de preparo é bem parecida com o feijão carioca, afinal, você deve deixar os grãos de molho, selecionar os temperos e cozinhar na panela de pressão. Acrescente linguiça e pedaços de carne de porco para deixar o prato mais saboroso. Uma dica para reduzir a acidez do caldo é incluir uma laranja descascada nos últimos minutos de preparo.

Leia Também:  Chapéus para usar no inverno 2012

Feijão branco

Feijão branco. (Foto Ilustrativa)

O feijão branco, quando preparado corretamente, forma um caldo cremoso que serve de base para sopas e saladas. Ele tem um sabor bem leve e pode ser considerado um aliado do emagrecimento, afinal, reduz a absorção de carboidratos.

Escolha os melhores grãos de feijão branco e deixe-os de molho. Depois, em uma panela de pressão, acrescente o alho picado, a cebola e as folhas de louro. Coloque o feijão e um pouco de água. Para tornar o sabor ainda mais irresistível, adicione pedaços de bacon e calabresa. Deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo baixo.

Veja também: Receita de feijão branco

Agora você já conhece os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um. Em todo caso, vale lembrar que existem outras variedades do grão, como azuki, vermelho e manteiga. Pesquise receitas e com certeza você terá ótimas ideias de pratos para fazer em casa. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top