Receita de Arroz: Passo a Passo

Os brasileiros são apaixonados por arroz com feijão. O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Acredita-se que metade da população mundial consuma arroz diariamente. É um cereal, que como tantos outros, é muito benéfico à saúde. Aprenda aqui receita de arroz: passo a passo.

Receita de arroz: passo a passo (Foto: Divulgação)

Receita de arroz: passo a passo (Foto: Divulgação)

Receita de Arroz: Passo a Passo

O arroz integral é ainda mais saudável, pois possui mais vitaminas e outros nutrientes importantes. Esse cereal é consumido após processo de cozimento. Geralmente possui um tempero a base de cebola, alho e sal. Existem algumas culturas onde o arroz recebe outros tipos de temperos. Além de saboroso, é muito prático e rápido o seu cozimento. É também, uma importante fonte de carboidratos, item que nosso organismo necessita diariamente. Veja a receita de arroz: passo a passo e aprenda a fazer esse delicioso alimento.

Arroz integral ideal para as dietas (Foto: Divulgação)

Arroz integral ideal para as dietas (Foto: Divulgação)

Sobre o Arroz Integral

O arroz é um glicídio de fácil digestão, alto valor energético e índice glicêmico que se caracteriza por absorção lenta e gradual pelo organismo. O arroz é um hidrato de carbono complexo: os hidratos de carbono fornecem energia ao corpo e os “complexos” mantêm o nível de energia por períodos maiores. Na alimentação com arroz, há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas para abastecer as necessidades de energia quando há um hidrato de carbono disponível.

Veja mais informações aqui: Como fazer arroz de couve-flor na frigideira

Arroz integral (Foto: Divulgação)

Arroz integral (Foto: Divulgação)

Arroz integral para a Diabetes

Assim, podemos concluir que é muito benéfico o consumo diário do arroz na dieta. Além de rico em carboidratos, tem alto valor nutricional, é importante fonte de minerais, auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração. Também é eficaz no tratamento de diabetes, reduz o rico de câncer no intestino, regula a flora intestinal, não contem glúten, não contém colesterol e muitos outros benefícios. Quando combinado com feijão, pode auxiliar na prevenção do câncer oral.

Leia também: Receita de Arroz cremoso com maionese

O arroz combina com todos os pratos (Foto: Divulgação)

O arroz combina com todos os pratos (Foto: Divulgação)

Receita de Arroz

Com tantos benefícios, vale conferir a receita para se preparar o arroz. Segue abaixo:

Ingredientes:

1 Copo de arroz;

1 Dente de alho amassado (Para quem não gosta de alho, ele pode ser substituído por 1/6 de cebola média picada);

3 Copos de água;

Sal;

10 ml de óleo (o suficiente para untar o fundo da panela).

Modo de preparo:

– Enquanto você coloca a água para ferver, vá descascando e picando a cebola ou o alho. Em outra panela, preaquecida, doure um dos ingredientes no óleo.

– Há quem prefira lavar o arroz, mas, essa técnica não é tão importante assim.

– Refogue o arroz no alho ou na cebola por dois a três minutos e acrescente a água que está fervendo.

– Mexa um pouco o arroz só para desgrudar do fundo da panela, diminua o fogo e vá colocando o sal até que ele esteja ao seu gosto.

– Deixe a panela no fogo até que a água evapore, de modo que você não a veja sobre o arroz, desligue o fogo e deixe o tampado por 20 minutos, o vapor termina de cozinhar o arroz.

Muito simples e fácil e acompanha muito bem todo e qualquer acompanhamento. Bom apetite!

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply