Aromaterapia para aliviar cólicas do bebê

A aromaterapia é uma técnica recente no Brasil, mas que aos poucos está conquistando adeptos por causa dos seus efeitos. O método consiste, basicamente, em trabalhar com as propriedades dos óleos essenciais e aromas agradáveis para proporcionar bem-estar, tanto do corpo como da alma.

As cólicas causam muitas dores no bebê. (Foto:Divulgação)

Nos últimos tempos, a aromaterapia começou a ser empregada em função dos bebês. O trabalho terapêutico consiste no uso de óleos e massagem para minimizar os problemas que a criança possa estar enfrentando em seus primeiros meses de vida.

As cólicas do bebê

As cólicas são comuns nos bebês desde o nascimento. Elas se manifestam devido à imaturidade do sistema digestivo, que faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle.

Quando o bebê sofre com cólicas, ele fica inquieto, tenso e chora de forma estridente. Na maioria das vezes, as mães ficam preocupadas e não sabem ao certo o que fazer para resolver o problema.

Como usar a aromaterapia contra cólicas de bebês?

A aromaterapia deve ser realizada durante o banho do bebê. (Foto:Divulgação)

A aromaterapia tem sido encarada como uma nova solução para as cólicas porque alivia a tensão do bebê. Uma massagem com óleos essenciais é realizada no corpinho da criança, procurando atingir todas as minuciosas terminações nervosas que provocam a liberação de tensão. Além de conter as cólicas, a aromaterapia também ajuda os bebês a enfrentar outros problemas, como assaduras, eczemas e erupção.

Para aliviar as cólicas do bebê, a massagem da aromaterapia normalmente é focada na região abdominal. A técnica também é eficaz contra constipação e enjôos provocados pelas viagens.

O grande segredo para a aromaterapia dar certo está na escolha dos óleos. Os especialistas da área apostam em combinações para proporcionar bem-estar e relaxamento nos bebês. Na hora do banho, por exemplo, é possível incluir na água uma solução preparada com de Sândalo, Mandarim e álcool de cereais. Estas substâncias diminuem a irritabilidade do bebê.

A massagem também é essencial para que os óleos façam efeito. (Foto:Divulgação)

Para combater as cólicas que a criança sente nos primeiros meses de vida, vale a pena apostar na combinação dos seguintes óleos: Bergamota, Camomila Romana e Laranja doce. O tratamento também requer uma loção base neutra, que deverá ser aplicada na região do abdômen.

A Camomila Romana é considerada um dos óleos mais poderosos contra cólicas. Algumas gotinhas no banho também aliviam febre, dores musculares, dores de ouvidos e juntas inflamadas.

Antes de tratar as cólicas do bebê com aromaterapia, é importante conversar com um profissional no assunto para escolher os produtos adequados. Os cuidados com a diluição devem ser redobrados, pois os bebês são mais sensíveis. Para o banho de banheira, a quantidade ideal de óleo é de duas gotas.

Reply