Aromaterapia, Como Funciona, Benefícios

Existem hoje várias maneiras de se tratar as diversas doenças existentes. Uma técnica bem conhecida e que está sendo difundida para se tratar algumas…

Por Redacao em 11/03/2011

Existem hoje várias maneiras de se tratar as diversas doenças existentes. Uma técnica bem conhecida e que está sendo difundida para se tratar algumas doenças com ajuda de óleos é a Aromaterapia. Essa técnica consiste em tratar doenças com base no aroma das plantas, que desenvolve influência terapêutica sobre as pessoas.  Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e por isso, seu odor é a característica principal.

Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.

Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. Acredita-se que esses óleos podem curar dores e muitas enfermidades. Porém, é necessário deixar esclarecido que a Aromaterapia não possui respaldo científico, mais é uma prática antiga usada no tratamento de certas enfermidades.

É relatado que a Aromaterapia proporciona calma, os seus efeitos irão agir na parte física, mental e emocional, causando mudanças na respiração, no coração, na pressão arterial e outros males. É uma boa opção para um relaxamento completo.

Os produtos para aromaterapia são as plantas em geral, mais aquelas que possuem um valor medicinal, ou seja, não é qualquer tipo de planta que vai produzir o efeito de relaxar o corpo e a mente de uma pessoa, existem as plantas específicas para essa finalidade. A aromaterapia é um dos segmentos da fitoterapia, voltada para cuidar de enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.

Apesar de parecer tudo muito natural, a aromaterapia deve ser acompanhada também por um profissional, que sabe exatamente onde o tratamento pode ser utilizado e quais serão seus benefícios. Provavelmente o tratamento não causará malefícios a sua saúde, então, seja pela planta ou pelo seu cheiro, com certeza você ficará ao menos mais tranquila e relaxada.

Não custa tentar e experimentar os benefícios que o tratamento pode trazer a você e a sua vida. Mais é necessário ter cautela no uso das plantas e na utilização dos seus óleos, pois, apesar de naturais, os óleos podem causar irritação e alergia a sua pele. Portanto, sempre há a necessidade de estar sendo auxiliado por um especialista na área, pois ele está qualificado para saber o que é melhor ou não para você, como utilizar e a quantidade correta. Consulte um especialista e faça bom uso dessa nova opção, que pode lhe trazer tranqüilidade e ser um excelente relaxante para o corpo e para a mente.

Top