Aprenda a usar a urna eletrônica nas eleições 2014

PUBLICIDADE

Aprenda a usar a urna eletrônica nas eleições 2014 é o assunto da matéria a seguir, na qual traremos dicas para que você não tenha nenhum problema na hora de utilizar esse dispositivo no próximo dia 5 de outubro, data em que acontecerá o primeiro turno das eleições 2014.

Aprenda a usar a urna eletrônica nas eleições 2015 (Foto: Divulgação)

Lançada em 1996, a urna eletrônica trouxe diversas melhorias para o sistema eleitoral do país, como a diminuição da possibilidade de fraudes e a contagem mais rápida dos votos, entre outras, fazendo com que o resultado da votação fosse divulgado em um tempo bem menor.

Atualmente utilizado em todo o país, o dispositivo será usado para contabilizar os votos de milhões de eleitores no próximo mês de outubro, para eleger os representantes dos cinco cargos em disputa: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e Presidente da República.

PUBLICIDADE

Votos brancos e nulos: significados, diferenças

Como escolher o candidato certo nas eleições 2014

Aprenda a usar a urna eletrônica nas eleições 2014

Ao término da votação, a urna emite um alerta sonoro prolongado e exibe a palavra FIM na tela (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como usar a urna eletrônica, as dicas são bem simples. Quando você chegar à cabine de votação, o dispositivo vai solicitar que você digite, primeiramente, o número do seu candidato ao cargo de deputado estadual ou distrital (esse para quem votará no Distrito Federal).

Usando o teclado numérico, similar ao de um telefone, digite o número do seu candidato de preferência e confira, na tela, a foto, o número, o nome e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “CONFIRMA”. Caso algo esteja errado, aperte a tecla laranja       “CORRIGE” e repita o procedimento.

Na sequência, siga os mesmos passos para escolher seus candidatos a deputado federal, senador, governador e presidente (para facilitar, anote os números dos candidatos em um papel e leve com você no dia da votação). Assim que terminar de usar a urna eletrônica eleições 2014, o dispositivo emitirá um sinal sonoro mais intenso e mostrará a palavra “FIM” na tela.

Para votar em branco, basta apertar a tecla “BRANCO” na urna e depois apertar “CONFIRMAR”. Já para votar nulo, é só digitar um número de candidato ou partido inexistentes e apertar o botão “CONFIRMAR”.

PUBLICIDADE

Simulador de votação

O simulador de votação no site do TSE permite a qualquer internauta treinar o uso da urna (Foto: Divulgação)

Aprenda a usar a urna eletrônica nas eleições 2014 conferindo o simulador de votação disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No programa, você pode treinar a votação para todos os cargos em disputa nas próximas eleições.

Para usá-lo e aprender como votar, basta acessar o site do TSE e ficar atento às dicas passadas acima.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.