Votos brancos e nulos: Significados, diferenças

No dia 7 de outubro, os brasileiros vão as urnas escolher seus representantes municipais. Mas e quando não se tem afinidade com a proposta…

No dia 7 de outubro, os brasileiros vão as urnas escolher seus representantes municipais. Mas e quando não se tem afinidade com a proposta de nenhum vereador e prefeito? Votar em branco ou nulo pode ser a solução, no entanto muitos eleitores não sabem a diferença entre essas duas opções de voto.

Leia também: Como votar na urna eletrônica, passo a passo

Voto com a maioria é o branco (Foto: Divulgação)

 

Saiba para que servem os votos em branco

Votar em branco é o mesmo que dizer que tanto faz quem vença a eleição. Quem vota em branco simplesmente não tem o voto computado. Os votos em branco, que antes eram contados como válidos para determinação do quociente eleitoral, desde 1997, com a edição da Lei nº 9.504/97, passaram a ser tratados como não-válidos, ou seja, os votos são descartados, desprezados, não servem para nada. Então, quem vota em branco simplesmente deixa seu direito de escolha de lado, já que esse voto não vai para nenhum candidato (nem para a maioria como muitos acreditam), mas também não é capaz de promover uma nova eleição. Em resumo: se uma cidade obtiver 90% de votos em branco vence quem recebeu mais votos válidos. O seu direito de não escolher nenhum candidato foi respeitado, mas a votação de quem indicou um nome nas urnas é que vai valer.

Anular o voto significa protestar

Quem nunca escutou um eleitor dizendo que deu um voto de protesto? Se você se opõe a todos os candidatos a prefeito e a vereador da sua cidade e quer dizer que acha que nenhum deles servem para ficar a frente do seu município, a melhor opção e votar nulo. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

Leia Também:  01 de maio: Dia do Trabalho

Saiba mais sobre: Resultados Eleições 2010 em Tempo Real

Voto de protesto (Foto: Divulgação)

Dizer que quem vota em branco literalmente joga no lixo seu o direito não é mentira, pois demonstra pouco conhecimento e importância com o futuro político da cidade ou país, pois votar em branco é se recusar a votar em um dos candidatos, mas sem protestar, sem ter validade essa opinião. Já, votar nulo, mostra que você está protestando com relação as opções de candidatos que os partidos disponibilizaram.

Como anular o voto

Para anular o voto basta aperta um número de candidatura inexistente, como por exemplo, 00 para prefeito. Se por acaso o número escolhido for de um político elegível vai aparecer a foto e o nome dele e você pode apertar a tecla corrige para alterar a numeração. Se mais de 50% da população votar nulo serão convocadas novas eleições com outros candidatos. Mas, se a maioria votar em branco a pessoa com maior votação válida se elege. Para votar em branco, basta apertar a tecla com a palavra “branco” e depois a tecla “confirma”.

Top