Dicas para estudar com o filho

É comum que as crianças não gostem de estudar, mas elas acabam se acostumando à ação, principalmente se você as ajudar. Afinal, elas seguem…

As crianças precisam de autonomia para estudarem com segurança. (Foto: Divulgação)

É comum que as crianças não gostem de estudar, mas elas acabam se acostumando à ação, principalmente se você as ajudar. Afinal, elas seguem os exemplos e você, pai ou mãe, é a melhor pessoa a servir de espelho em casa. Portanto, veja algumas dicas para estudar com o seu filho.

A rotina de estudo

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer uma rotina de estudos para o seu filho. Portanto, assim que ele chegar da escola e almoçar, deixe que descanse por aproximadamente uma hora para chamá-lo para estudar. Caso ele estude à tarde, deve estudar à noite ou de manhã. O importante é encontrar o momento em que ele esteja mais disposto e que você possa estar por perto para ajudá-lo nas tarefas.

Fique por perto, mas não faça as tarefas pelo seu filho

Fique por perto para quando ele precisar, mas evite sentar-se para fazer as tarefas com ele, pois ele perderá a autonomia. E o que é muito pior: nunca faça as lições de casa para ele, porque assim, quem estará aprendendo será você e não ele. Então, deixe que ele faça as tarefas sozinho, mesmo que estejam erradas, porém, se ele pedir a sua ajuda, explique-lhe como resolver as questões, dando-lhe pequenas dicas.

Esteja por perto, mas não faça as tarefas por ele. (Foto: Divulgação)

Não fique nervosa com o seu filho

Você pode corrigir as tarefas do seu filho, porém, sem ficar nervosa ou irritada, ou fará com que ele se traumatize com o conteúdo. Em qualquer caso, o melhor é deixar com que a professor explique melhor o que ele não entendeu, pois você poderá confundir a cabecinha dele com modos diferentes de resolver o mesmo problema.

Leia Também:  Salão de beleza popular de Celso Kamura

Estudar com alegria é a melhor forma de aprendizado

Algumas crianças precisam de incentivos para estudarem. Se o seu filho age dessa forma, ajude-a a estudar “tomando” as lições dele, mas sem que ele perceba. Ou seja, durante o jantar, um programa de TV ou uma brincadeira, converse com ele sobre o conteúdo que cairá na prova, sem compromisso. Assim, o conteúdo será reforçado na mente dele automaticamente.

Para saber incentivá-lo melhor, leia: Como incentivar seu filho a estudar.

A criança aprende muito mais se divertindo. (Foto: Divulgação)

Para estudar com o seu filho, você tem que ser muito cuidadosa e paciente para não atrapalhar o trabalho realizado pela escola. Contudo, se você souber lidar com essa situação, poderá fazer com que o seu filho se torne um ótimo aluno.

Veja mais algumas dicas interessantes em: Confira 5 Dicas para ajudar uma criança a estudar.

Top