Alimentos funcionais

Conheça os alimentos funcionais e entenda os benefícios que eles oferecem à saúde. Esses itens vão muito além de atender as necessidades nutricionais básicas,…

Por Isabella Moretti em 21/03/2016

Conheça os alimentos funcionais e entenda os benefícios que eles oferecem à saúde. Esses itens vão muito além de atender as necessidades nutricionais básicas, afinal, também ajudam a tornar a vida mais saudável e previnem doenças.

Alimentos funcionais. (Foto Ilustrativa)

Alimentos funcionais. (Foto Ilustrativa)

O conceito “alimento funcional” surgiu nos anos 80, no Japão. Os japoneses já acreditavam naquela época que cada pessoa precisava de um cardápio individualizado, baseado no estilo de vida, no sexo e nas necessidades do organismo. Os ingredientes, que fazem bem à saúde, continuam sendo alvo de estudos no mundo todo, principalmente porque ajudam combater enfermidades.

Leia mais: Saiba mais sobre os benefícios da soja para as mulheres

☰ CONTEÚDO

Alimentos funcionais

Selecionamos os principais alimentos funcionais e os seus benefícios. Confira:

Soja e derivados

A soja e os seus derivados tornam a vida mais saudável. O grão, quando consumido moderadamente, se encarrega de reduzir os sintomas da menopausa, diminui o colesterol ruim, protege a saúde dos ossos, blinda o pulmão contra doenças e previne câncer de mama. Quantidade recomendada por dia: de 25g a 60g.

Aveia integral

A aveia integral é outro ingrediente que não pode faltar no cardápio. Quando incorporada à alimentação, ela melhora o funcionamento do intestino, combate a depressão, auxilia a perda de peso e reduz os níveis de colesterol ruim. Quantidade recomendada por dia: de 25g a 60g.

Tomate

O tomate oferece muitos benefícios à saúde. (Foto Ilustrativa)

O tomate oferece muitos benefícios à saúde. (Foto Ilustrativa)

Vários estudos já comprovaram que o tomate faz bem à saúde. Esse alimento melhora as funções metabólicas, contribui com a manutenção dos ossos e atua na prevenção contra o câncer de próstata. Quantidade recomendada por semana: 10 porções.

Saiba mais: Benefícios do tomate

Alho

O alho é outro alimento que promete melhorar a saúde em todos os sentidos. Ele contribui com a desintoxicação do fígado, diminui a pressão arterial e previne as doenças cardiovasculares. Quantidade recomendada por dia: de 40 a 60 gramas.

Espinafre

As verduras com coloração verde-escuro desempenham papel benéfico no organismo, como é o caso do espinafre. Esse alimento previne catarata e reduz o risco de degeneração macular. Quantidade recomendada por dia: 1 colher de sopa.

Inclua espinafre na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Inclua espinafre na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Além dos alimentos citados acima, existem muitos outros itens que podem ser classificados como funcionais, como é o caso da goiaba, nozes, amêndoas, castanhas, cenoura, linhaça, maçã, manga, abóbora, peixe, couve e vinho tinto.

Veja também: Descubra o que o espinafre pode fazer por sua saúde

Como foi possível notar, os alimentos funcionais vão muito além de oferecer valor nutritivo ao organismo. Eles, na verdade, atuam no combate de doenças crônicas degenerativas, câncer e diabetes. Inclua esses itens no cardápio e perceba os benefícios em poucas semanas. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre saúde.

 

Top