Animais de Estimação – Auxiliam na Recuperação de Doenças

Animais de Estimação – Auxiliam na Recuperação de Doenças As pessoas que gostam de animais são pessoas menos estressadas e mais felizes, pois os…

Animais de Estimação – Auxiliam na Recuperação de Doenças

As pessoas que gostam de animais são pessoas menos estressadas e mais felizes, pois os animais têm o poder de descontrair com as suas brincadeiras e o seu jeito de amar o seu dono. Já foi comprovado cientificamente que as pessoas que tem animais de estimação vivem, mais e melhor. A Pet-terapia já é um sucesso na terceira idade, pois as pessoas que envelhecem solitárias acabam adoecendo perdendo o prazer da vida e se fecham em um mundo de tristeza e depressão, depois que essas pessoas tiveram contato com animais elas começaram a reagir positivamente e sair do estado em que se encontravam.

Benefícios do convívio com animais

O convívio com animais ajuda a controlar o stress, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares, este é um estudo feito no conceituado American Journal Of Cardiology dos Estados Unidos (EUA), pessoas que tem um animal de estimação consultam menos o medico e requerem menos medicação do que as outras pessoas. A psicóloga e psicanalista Sara Gradel concorda como tratamento com animais, pois a grande e mais importante função do Pet é a ligação afetiva, pois o bicho passa a substituir uma companhia como a presença de um filho.

O que modifica na vida dos idosos

Quando um idoso adota um animal a rotina dele se modifica, pois o animal requer cuidados e dedicação diária o que só trás vantagens para os idosos. No caso desse animal se um cachorro o seu dono vai ter que fazer caminhadas diárias com seu animal e passa ater um convívio social mais participativo.muitas vezes o convívio com animais faz com que o idoso se lembre do passado e da forças para suportar tratamentos dolorosos e desconfortáveis favorecendo na recuperação física. Todas as doenças que são de origem psíquicas e que na maioria das vezes os idosos e até mesmo os jovens passam a depender de remédios controlados, depois que tiveram contato com animais essas doenças passaram a ser atenuadas como o Mal de Alzheimer, outros tipos de demência sentil, depressão e artrite.

Leia Também:  Dores na Coluna Tratamentos, O que fazer

Terapia com animais

Os animais de estimação também são usados em crianças para acelerar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e fazer com que a criança passe a ser mais ativa no dia-a-dia. A terapia feita com animais teve inicio nos Estados Unidos, com o intuito de humanizar os hospitais e quase todo o tipo de animais visitam os hospitais infantis e idosos nos asilos e os resultados são excelentes a recuperação dos pacientes melhora em 50%. O Pet Smile é um projeto pioneiro que começou a funcionar a dois anos no Hospital da Criança em São Paulo, pois o animal contribui na recuperação de crianças com dificuldades de movimento, equilíbrio ou atenção. Além de serem os melhores amigos dos homens também se fazem presentes na recuperação de doenças graves como câncer e outras mais.

Top