Almoçar tarde prejudica a perda de peso, diz pesquisa

Para emagrecer não basta seguir um cardápio regrado e praticar exercícios físicos, algumas técnicas e hábitos fazem com que a forma desejada seja alcançada…

Para emagrecer não basta seguir um cardápio regrado e praticar exercícios físicos, algumas técnicas e hábitos fazem com que a forma desejada seja alcançada da melhor maneira possível e com menos complicações. A hora que você escolhe para efetuar as refeições pode implicar no resultado final do regime. Segundo informações de um estudo feito por pesquisadores do Hospital Brigham and Women’s e da Universidade de Murcia e publicado no Daily Mail, quem almoça tarde tem mais dificuldades de perder peso. 

Leia mais sobre: Hábitos que ajudam a emagrecer

O horário que você almoça interfere na balança (Foto: Divulgação)

Almoçar antes das 15 horas pode ajudar a eliminar peso 

Para chegar ao resultado da pesquisa os cientistas reuniram 420 pessoas com excesso de peso. A missão dos voluntários é participar de um programa de redução de peso por 20 semanas. Os estudiosos separaram essas pessoas em dois grupos: os que comiam a segunda refeição principal do dia antes das 15 horas e os que almoçavam somente depois desse horário. Durante a refeição, 40% das calorias diárias foram consumidas. 

De acordo com o relatório do International Journal of Obesity, os gordinhos que almoçaram mais cedo perderem uma quantidade maior de peso (em média 30% a mais) que o outro grupo que fazia essa refeição mais tarde, mesmo tendo no cardápio a mesma quantidade de calorias. Outro dado importante da pesquisa é que as pessoas da “equipe” dos que almoçavam mais cedo apresentaram menos chances de terem diabetes. 

Saiba mais sobre: Como emagrecer rápido e com saúde 

“Nossos resultados indicam que quem come tarde apresenta um ritmo mais lento de perda de peso do que quem come cedo, o que sugere que o momento de grandes refeições pode ser um fator importante em um programa de emagrecimento”, explicou o pesquisador Frank Scheer, do Hospital Brigham and Women’s.

Almoçar cedo a emagrecer (Foto: Divulgação)

Horários de lanches não interferem na perda de peso 

As três refeições principais (café da manhã, almoço e janta) pesam mais na balança na hora de emagrecer do que os lanches leves necessários para passar bem o dia todo. A pesquisa que apontou que almoçar cedo faz bem, também mostrou que pouco importa o horário que se faz as refeições complementares para a perca de peso. Outro ponto importante levantado pelo estudo foi que quem come tarde tem mais chances de pular o café da manhã. Ainda foram avaliados outros quesitos, mas o crédito pela diferença na pesagem do grupo foi referente ao horário em que se almoçava.

Leia Também:  Almoçar tarde prejudica a perda de peso

Top