Benefícios de Ser Vegetariano

PUBLICIDADE

O vegetarianismo é bastante comum nos dias de hoje, certamente no seu ciclo de amigos, existe alguém que optou por um estilo de vida natural. Os motivos que fazem uma pessoa se tornar vegetariano são vários, mas o principal sem duvida e a devesa a vida dos animais, pois a forma com que alguns animados são criados e até mesmo a maneira com que são abatidos não condiz com aceitação de determinadas pessoas. Há também quem não goste de carne de origem animal apenas por uma questão de digestão, e tem também as pessoas que optam por esse estilo de vida pelos dois motivos.

O vegetarianismo se da em um regime alimentar que proíbe o consumo de todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc.), e também alimentos derivados da carne. A dieta de uma pessoa vegetariana consiste no consumo de vegetais, podendo ou não consumir ovos e laticínios.

Existem vários tipos de dieta alimentar vegetariana, como:

PUBLICIDADE

Semivegetarianismo: a dieta semivegetariana não é uma dieta propriamente vegetariana, é proibido consumo da carne de mamíferos, mas abrange carne branca.
Ovolactovegetarianismo: não há consumo de nenhum tipo de carne, porém ovos, leite e derivados são permitidos, alem de alimentos de origem vegetal.
Lactovegetarianismo: esta dieta é tradicional do povo indiano, consiste na proibição do consumo de qualquer tipo de carne, e ovos. Sendo permitidos alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados.
Ovovegetarianismo: são permitidos alimentos de origem vegetal e ovos, e proibido produtos lácteos e seus derivados e de todo tipo de carne.
Vegetarianismo semiestrito: dieta que exclui praticamente todos os alimentos de origem animal, mas permitido somente o consumo de mel.
Vegetarianismo estrito: denominado também de vegetarianismo verdadeiro, são proibidos todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., dieta extremamente rigorosa quanto ao consumo de carne.

É valido ressaltar a diferença entre veganismo e vegetarianismo. O sujeito denominado vegan, não consome nenhum tipo de produto de origem animal, bem como lã, couro, seda entre outros. Já o termo vegetariano consiste apenas em uma dieta alimentar, seja ela por diversos motivos, desde econômicos, questão de saúde ou até mesmo religiosos, e o veganismo é simplesmente em defesa aos animais.

As vantagens de ser vegetariano são inúmeras, não só pelo consumo de alimentos de origem vegetal, que sem duvida torna a dieta mais saudável, mas o vegetarianismo é ecologicamente mais rentável, mais ético, e correto, por exemplo, um boi para gerar em média 200 kg de carne em cerca de 4 a 5 anos consome 3 a 4 hectares de terra, o que daria para produzir neste espaço e no mesmo período de tempo 19 toneladas de arroz, ou 32 toneladas de soja, ou 34 de milho, ou 23 de trigo ou ainda 8 de feijão, sendo que o terreno suporta 2 a 3 colheitas por ano. Quase um terço da superfície terrestre do planeta é destinada à criação de gado. Anualmente cerca de 200.000 km quadrados de florestas tropicais são destruídos para criação de pastos para gado, levando à desertificação e extinção de aproximadamente 1000 espécies de plantas e animais.

Uma dieta vegetariana bem redigida é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e também evitar alguns tipos câncer. Existem alguns estudos que relacionam a impotência sexual com o consumo de carne. Alem de ajudar a manter o corpo em forma, pois os alimentos não são calóricos e nem gordurosos, pelo contrario, são extremamente saudáveis e saborosos.
São muitos os benefícios de ser vegetariano, porem é recomendado a quem deseja levar este estilo de vida, procure um especialista em nutrição, a fim de balancear as quantidades exatas de determinado alimento, para que a dieta seja realmente saudável, e o corpo esteja nutrido das vitaminas necessárias.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.