Alimentos que Combatem o Câncer de Mama

Os alimentos são de grande importância para manter o equilíbrio do organismo saudável. Há uma diversidade de benefícios que atuam positivamente, contribuindo até mesmo…

Por Redacao em 30/06/2011

Os alimentos são de grande importância para manter o equilíbrio do organismo saudável. Há uma diversidade de benefícios que atuam positivamente, contribuindo até mesmo contra doenças, especialmente os alguns tipos de câncer.

Mas, para aproveitar bem tais benefícios, é preciso conhecer bem os nutrientes e então escolher e fazer combinações dentro do cardápio do cotidiano, sempre variando, o que também é considerado uma atitude saudável.            

Nem sempre as pessoas têm o hábito de comer alimentos adequados, por isso, é preciso inovar a dieta, para transformar a rotina alimentar. No caso das mulheres, de acordo com estudos e pesquisas, é de suma importância, que consuma alimentos que contenham substâncias anticancerígenas que auxiliam contra o temido câncer de mama, que infelizmente mais causa morte em mulheres em nosso país.

Para elaborar o cardápio com alimentos que atuam na prevenção do câncer, é necessário equilibrar a dieta com legumes, verduras, frutas, proteínas e queijos magros, peixes e grãos diversos. E a pessoa pode preparar esses alimentos com ingredientes saborosos.  

A isoflavona é uma substância que provêm da soja, e atua como hormônio estrogênio feminino, que prolonga o período menstrual, e é interessante saber que quanto menos a mulher menstruar, menos são as chances de desenvolver o câncer de mama.

 É importante ingerir couve-flor, brócolis, repolho e couve. Porque esses alimentos contêm sulforafano, que age no organismo estimulando reações protetoras ao organismo e expulsa as substâncias prejudiciais que causam o câncer.

Outro alimento muito apropriado é o azeite de oliva extra virgem, que é antioxidante, que impede a desestruturação das células, reduzindo a probabilidade da formação de tumores. O ideal é consumir duas colheres de sopa todos os dias.

Inclua o alho no preparo das refeições, ele possui componentes que evitam que as substâncias cancerígenas se proliferem, e é muito benéfico.

Dois grãos essências na prevenção contra as células cancerígenas são: feijão e lentilha. Esses dois são excelentes e impedem que os compostos cancerígenos cheguem até as células saudáveis. Podem ser consumidos, em forma de saladas, sopas e como complementos nas refeições.  

Acrescente nas receitas nozes, essa oleaginosa contém,  também antioxidantes e anti-inflamatorios, que atuam diretamente contra a formação de câncer na mama.   

Alimentos ricos em gorduras de origem animal precisam ser consumidos com moderação, como a carne vermelha, queijos amarelos e derivados, alimentos com conservantes, laticínios, e outros, pois podem prejudicar quando ingeridos sem controle, sendo diferente no caso de alimentos de origem vegetal, que podem ser consumidos sem restrições, mas sempre levando em conta a quantidade para não exagerar, visto que tudo que é de mais pode ser prejudicial à saúde.  

  Também, é fundamental evitar o consumo de bebidas alcoólicas, e cigarros. Esses dois podem ser “vilões” da saúde feminina, e colaboram no aumento do perigo em ter câncer de mama. Isso já é um bom motivo para não beber e nem fumar, para preservar-se.

Dessa forma, não deixe de investir nessas dicas, e sempre faça exames periodocos com o seu médico ginecologista.

Top