Cuidados com os dentes na terceira idade

Com alguns cuidados e consultas regulares ao dentista, é possível ter dentes belos e saudáveis, que duram ao longo de toda vida. Confira algumas…

Com alguns cuidados e consultas regulares ao dentista, é possível ter dentes belos e saudáveis, que duram ao longo de toda vida. Confira algumas dicas de cuidados com os dentes na terceira idade, que garantem um belo sorriso independente da idade.

É importante garantir um belo sorriso, independente da idade. (Foto: divulgação)

Cuidados com os dentes na terceira idade

Saiba quais os problemas bucais mais comuns na terceira idade e como combate-los:

  • Cáries

Entre os problemas mais comuns estão a as cáries de raiz. É preciso ter em mente que, mesmo escovando os dentes todos os dias e utilizando o fio dental regularmente, é possível desenvolver esse tipo de doença. Ainda assim, com cuidados simples as chances diminuem consideravelmente.

Por isso vale a pena apostar num creme dental com flúor, fio dental de espessura confortável, que não machuque a gengiva, e visitas regulares ao dentista.

  • Hipersensibilidade

Outro problema bastante frequente é o aumento da sensibilidade, que costuma ir se agravando com o avançar da idade. Quando as regiões mais sensíveis entram em contato com alimentos de temperaturas mais extremas ou de textura mais firme, o resultado é uma desagradável sensação semelhante a choque.

Para evitar esse tipo de problema vale a pena investir em cremes dentais específicos no combate do problema, e caso a situação e persista, procurar auxílio profissional.

  • Doenças pré-existentes

A existência de comorbidades, como diabetes, problemas cardíacos e até mesmo o câncer, podem afetar a saúde bucal e causar diversos problemas. Caso o indivíduo apresente algum problema de saúde, vale a pena informar seu dentista, para que ele possa ter uma visão generalizada do paciente, e investigar e tratar problemas dentais o mais precocemente possível.

Com alguns cuidados é possível manter o sorriso bonito durante a terceira idade. (Foto: divulgação)

  • Uso de dentaduras
Leia Também:  Cosméticos à base de água: vantagens

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, usar dentadura não é motivo para descuidar da saúde oral. É necessário seguir alguns cuidados importantíssimos para evitar doenças importantes, decorrentes do uso inadequado das próteses ortodônticas.

Além de uma boa higienização diária, é preciso ficar atento para perceber se a dentadura está machucando a gengiva, pois o atrito é capaz de precipitar problemas como feridas e até mesmo o aparecimento de tumores.

  • Gengivite

A inflamação das gengivas pode ser causado por vários fatores, como inadequada higiene bucal, má alimentação, estresse, fumo e até mesmo fatores ambientais. Como a dor nem sempre é o sintoma inicial, vale a pena fazer uma vistoria esporádica em toda gengiva, procurando sinais de irritação, como vermelhidão e inchaço.

Bom hábitos de higiene não evitam, mas diminuem as chances de problemas. (Foto: divulgação)

É muito importante tomar alguns cuidados para evitar as principais doenças bucais e garantir um sorriso belo e saudável por muito mais tempo. Vale a pena conhecer e seguir as dicas que devem ser seguidas por pessoas na terceira idade.

Top