Pernas inchadas: o que fazer

PUBLICIDADE
Elevar as pernas ajuda no retorno do sangue ao coração. (Foto: Divulgação)

As pessoas trabalham o dia inteiro e muitas delas acabam permanecendo todo esse tempo em pé, ou sentada. Permanecer por muito tempo em uma mesma posição altera o sistema circulatório e tem como resultado o aparecimento de pernas inchadas. Para que você consiga lidar da maneira correta com essa situação, separamos algumas dicas do que fazer diante de pernas inchadas.

Saiba como acabar com o inchaço do corpo

Conhecendo o funcionamento do sistema circulatório

Para que você entenda como o sistema circulatório funciona, citaremos como referência uma estrada de mão dupla. A estrada de ida representa o sangue oxigenado que sai do coração por meio das artérias, já o caminho de volta são as veias. Ou seja, elas trazem  de volta para o coração o sangue que foi utilizado pelos órgãos do corpo para ser oxigenado no pulmão. Para realizar o trajeto de ida, o coração que funciona como uma bomba, manda o sangue para o corpo. No entanto, para que ele retorne é preciso que as veias, em associação com o músculo da perna, em especial a panturrilha, colabore com esse caminho.

PUBLICIDADE

A panturrilha é considerada o “coração da perna”. Isso porque quase 90% do sangue que volta para o coração passa por esse músculo. Assim, ao contrair a “batata da perna”, as veias ali existentes são comprimidas, o que colabora com o retorno de sangue ao coração.

As pernas inchadas acometem uma grande parte da população.(Foto: Divulgação)

Reconheça os sinais de má circulação

Para que o sistema circulatório funcione da maneira correta, é preciso que as veias tenham o tamanho ideal. Porém, quando isso o calibre das veias são alterados, o corpo mostra alguns sinais de mau funcionamento circulatório, são eles:

  • Perna inchada;
  • Dor nas pernas.

Saiba o que fazer diante de pernas inchadas

Após compreender melhor sobre o sistema circulatório e seus componentes, separamos algumas dicas sobre o que fazer diante de pernas inchadas:

  • Use sapatos confortáveis;
  • Diminua a ingestão de sal na comida;
  • Evite ficar por muito tempo sentada ou em pé;
  • Inclua em sua dieta hortaliças e alimentos diuréticos;
  • Abuse da ingestão de líquidos;
  • Ao acordar, realize massagens nas pernas e nos pés. Repita o procedimento no final da tarde;
  • Se possível. Realize sessões de drenagem linfática. Ela estimula o retorno do sangue ao coração;
  • Ao chegar em casa, após o trabalho, eleve as pernas por alguns minuto.
A massagem, principalmente nas pernas, colabora na diminuiççao do inchaço.(Foto: Divulgação)

As pernas inchadas são muito comuns na população, e incomodam bastante. Na maioria das vezes, ela aparece no final do dia, após o indivíduo ter ficado por muito tempo em pé ou sentado. Depois de conhecer algumas dicas do que fazer diante de pernas inchadas, basta torná-las um hábito e usufruir dos benefícios. Caso as dicas não façam efeito, seu problema pode ser sério, procure um médico para orienta-la da melhor forma possível.

PUBLICIDADE

Aprenda a combater as dores nas pernas

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.