Espécies de flores perfumadas para decorar a casa

As flores se apresentam como uma ótima alternativa para perfumar e decorar a casa. Elas combinam com qualquer cômodo, levando um pouco da natureza…

Por Isabella Moretti em 29/12/2011

Flores decoram e perfumam a casa

As flores se apresentam como uma ótima alternativa para perfumar e decorar a casa. Elas combinam com qualquer cômodo, levando um pouco da natureza para os espaços de convívio e intimidade. Os arranjos artificiais não cumprem com a função de liberar aromas na residência, por isso prefira as flores naturais para fazer a decoração.

Há várias ideias criativas para se montar arranjos florais, como por exemplo, o emprego de um recipiente diferente. As flores não precisam ser armazenadas apenas em vasos convencionais, elas também podem ser colocadas em garrafas transparentes, regadores, canecas e outros utensílios domésticos. A escolha dependerá muito do ambiente decorado.

Definir a espécie de flor que será usada na decoração costuma gerar dúvidas nas pessoas, afinal, são muitas possibilidades na natureza. Antes de montar o arranjo, procure conhecer as condições de sobrevivência da planta, como a necessidade de luz, umidade e adubo. Como os ambientes internos são restritos, é importante que a espécie tenha certa resistência para suportar o novo habitat.

Dicas para a decoração com flores

Mesa de centro decorada com um vaso de flores

1. Como as flores são coloridas, perfumadas e charmosas, elas se revelam capazes de influenciar no bem-estar dos moradores da casa. Desta forma, coloque os arranjos em pontos estratégicos e se preocupe com a harmonia das cores.

2. As rosas e os lírios se destacam como espécies perfeitas para decorar a casa, afinal, liberam aromas que estimulam o relaxamento e a tranquilidade dentro do ambiente. Estudos já comprovaram que os cômodos decorados com flores possuem mais harmonia e equilíbrio.

3. Busque a combinação perfeita entre as cores do arranjo floral com os tons que prevalecem na decoração do ambiente.

4. Para destacar o colorido das flores, experimente inseri-las em ambientes decorados com cores neutras e obtenha o destaque dos arranjos através do contraste.

5. Evite usar flores muito perfumadas na decoração de ambientes fechados, como é o caso do quarto. Espécies como o jasmim tendem a estimular alergias respiratórias e podem até criar uma sensação desconfortável.

6. A sala é o espaço da casa onde a decoração com flores pode ser mais ousada e impactante. No entanto, considere o tamanho do cômodo antes de escolher a espécie que irá ornamentar um determinado móvel. Por exemplo, uma sala espaçosa é convidativa para um arranjo de hortênsias.

7. Quando falta tempo para cuidar das flores, aposte nas espécies tropicais que são mais práticas e resistentes para se lidar no dia-a-dia. Experimente decorar o espaço residencial com Orquídeas, Copo de Leite ou Bromélia.

Use as dicas de decoração com flores para tornar os cômodos da casa mais agradáveis e bonitos.

As flores reforçam a proposta de uma decoração delicada

Top