Envelhecimento precoce: tratamentos, como evitar

O envelhecimento é algo natural e que, infelizmente, não pode ser evitado. Entretanto, existem diversas formas de retardar esse processo, prevenindo o aparecimento dos…

Por Editorial MDT em 13/04/2012

O envelhecimento biológico é diferente do ambiental

O envelhecimento é algo natural e que, infelizmente, não pode ser evitado. Entretanto, existem diversas formas de retardar esse processo, prevenindo o aparecimento dos sinais do tempo. Com o avanço da ciência, hoje se sabe que algumas substância podem ajudar a alcançar esse objetivo, mantendo a beleza por mais tempo, além de aumentar a expectativa de vida.

Os especialistas no assunto constataram que a carga genética é importantíssima para determinar a velocidade de envelhecimento de cada indivíduo, porém não é o único fator a ser considerado. Os principais culpados pelo desgaste do corpo são os agentes comportamentais, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e perda funcional de órgãos. Dentre essa classe de agentes maléficos, podemos citar: o consumo de cigarro e álcool, poluição ambiental, sedentarismo, maus hábitos alimentares, estresse exagerado e exposição solar inadequada.

Alguns alimentos ajudam a combater o envelhecimento precoce.

Tipos de envelhecimento e formas de tratamento

Os sinais do tempo podem ser classificados em duas categorias, que recebem tratamentos distintos de acordo com sua etiologia. São eles:

  • Envelhecimento biológico

São problemas geralmente corrigidos através de cirurgias plásticas e consistem, principalmente, pela flacidez na pele abaixo do queixo (conhecida como papada), nas maçãs do rosto e ao redor dos olhos.

  • Envelhecimento ambiental

Nessas situações, as cirurgias plásticas não são as únicas opções, porém, a escolha do melhor tratamento vai depender do tipo de sinal. Os problemas mais comuns são as rugas na região da testa e em volta dos lábios, além das pregas na região dos olhos, conhecida como “pés de galinha”. As formas de reparo mais populares são o minilifting, aplicação de toxina botulínica, lifting, peeling e diversas formas de preenchimento.

Como evitar o envelhecimento precoce

Existem algumas medidas simples que podem ser tomadas para evitar que o envelhecimento chegue muito depressa, são elas:

  • A pigmentação da pele quando exposta ao sol (o bronzeado), é uma forma que o organismo tem para se proteger da ação raios que agridem a pele, portanto, o mais recomendado é evitar a prática de se bronzear e não sair de casa sem esquecer de usar filtro solar;
  • Para evitar os sinais de expressão na face, é indispensável que alguns cuidados como limpar, tonificar e hidratar a pele sejam adotados desde cedo;
  • Exercícios aeróbicos leves, como caminhadas ou pedaladas, ajudam a prolongar a juventude;
  • Procurar evitar o estresse é fundamental para manter a mente saudável;
  • Use e abuse de alimentos que contenham vitamina E, C e selênio, que são os mais poderosos antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres e previnem danos e envelhecimento celular, além de trazerem inúmeros outros benefícios;
  • Não deixe de consumir produtos ricos em betacaroteno, bioflavonóides e isoflavonas, que auxiliam no combate aos radicais livres, atuam como fotoprotetores naturais e ainda previnem o aparecimento de alguns tipos de câncer.

O sol é um dos principais agentes nocivos à saude da pele.

Basta seguir as dicas para garantir uma proteção extra contra o envelhecimento e ficar com uma aparência e saúde mais resistentes ao sinais do tempo.

Top