Caspa no bebê: causas e tratamento

A caspa é um problema capilar que afeta uma grande parte da população. Essa patologia é tão comum em nosso meio, que ela pode…

A caspa é um problema capilar que afeta uma grande parte da população. Essa patologia é tão comum em nosso meio, que ela pode acometer até mesmo os recém-nascidos. Em geral, a caspa do bebê se apresenta como pequenas casquinhas amareladas que se soltam do couro cabeludo do pequeno. Conheça mais sobre as causas e o tratamento da caspa do bebê.

A casa do bebê não é contagioso e costuma desaparecer, sem tratamento específico. (Foto: divulgação)

Conheça as causas de caspa no bebê

De acordo com especialistas, a principal causa de caspa do bebê ou crosta láctea é ainda desconhecida. No entanto, sabe-se que esse problema pode ocorrer devido a alterações na constituição sebácea. Isso tem como consequência a ação do hormônio androgênico que é transmitido da mãe para o filho, durante a gestação. O aumento da produção das glândulas produtoras de sebo forma uma camada de gordura e descamativa no couro cabeludo do bebê. Apesar de não ser um problema relacionado com a falta de higiene, o calor e a umidade podem acentuar a caspa do bebê.

Aprenda a prevenir o problema

Mesmo sabendo que a lavagem do couro cabeludo não ser uma forma de prevenir o problema, os pais devem ter alguns cuidados na hora do banho. Além disso, o uso de alguns shampoos específicos pode ajudar a amenizar o problema. Outro fator que ajuda a prevenir e, ao mesmo tempo, combater a caspa do bebê é pentear os cabelos do bebê todos os dias, de forma a remover as células mortas que estão descamando do couro cabeludo.

A caspa do bebê é ocasionada pela passagem de hormônios maternos para o bebê. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o tratamento da caspa do bebê

Em geral, a crosta láctea desaparece por completo, em torno dos sete ou oito meses de vida do bebê. Os pais devem evitar a remoção das cascas com as unhas, pois isso pode ocasionar infecção. Por isso, como foi anteriormente mencionado, é importante manter o couro cabeludo sempre limpo e seco para prevenir o problema. Além disso, antes do banho, os pais podem aplicar no couro cabeludo um óleo emoliente ou de amêndoas que seja específico para a pele do bebê.

Leia Também:  Como incentivar a criança a praticar atividades físicas

Dicas para amenizar a caspa do bebê

Separamos abaixo algumas dicas de como os pais podem prevenir a caspa do bebê. São elas:

  • Durante o banho, os pais devem esfregar a cabeça do bebê de maneira suave e utilizando um sabonete neutro;
  • Remova as escamas com um óleo mineral pré-aquecido;
  • A cabeça da criança deve ser mantida sempre seca, evitando que a umidade provoque mais lesões no couro cabeludo.

    Aprenda a prevenir a caspa no bebê. (Foto: divulgação)

A caspa do bebê é um problema muito comum e que pode ser prevenido, através da adoção de algumas mudanças de higiene. Após conhecer mais sobre as causas e o tratamento da caspa no bebê, basta seguir as orientações e diante de qualquer consequência, busque a orientação de um especialista.

Top