Acupuntura para parar de fumar: funciona?

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que tem se tornado bastante popular no ocidente e já vem sendo utilizado no combate de diversos problemas de saúde. Uma das novidades é que as agulhinhas têm mostrado resultado bastante positivo no tratamento de problemas como o tabagismo. Entenda mais sobre o assunto e saiba se a acupuntura para parar de fumar funciona.

Para parar de fumar é preciso ter um acompanhamento médico e muita força de vontade. (Foto: divulgação)

Por que acupuntura ajuda no tratamento do tabagismo

Ao contrário do que pode parecer, a acupuntura não é capaz de atuar diretamente contra o vício e dependência do cigarro, mas é totalmente capaz de auxiliar na luta contra o tabagismo por atuar diminuindo ansiedade, deixando o indivíduo muito mais relaxado.

Como em boa parte dos casos as pessoas acabam fumando por estarem ansiosas, e devido ao fato da acupuntura fazer efeito desde a primeira sessão de tratamento, os resultados são promissores e dão mais esperança para quem deseja, mas não consegue se afastar do cigarro.

Outra vantagem é que a acupuntura também pode ser utilizada para tratar concomitantemente outras dependências químicas que se relacionam à ansiedade, como é o caso do alcoolismo. O relato de pessoas que experimentaram esse tipo de tratamento surpreende, pois a maioria afirma que logo depois da primeira sessão passaram a não sentir tanto prazer ao fumar e beber, e alguns indivíduos até chegaram a relatar que sentiram um gosto bastante desagradável ao ingerir álcool ou fazer uso do cigarro. Com sessões semanais de tratamento uma grande porcentagem dos pacientes teve sucesso em abandonar o vício.

A acupuntura é uma técnica milenar que pode ajudar na lutra contra o cigarro. (Foto: divulgação)

Como funcionam as sessões de acupuntura

O número de sessões necessárias para tratar cada paciente varia e por isso é necessário avaliar cada caso separadamente. Devem ser levados em conta fatores como a quantidade de cigarros fumados ao longo do dia e o tempo de tabagismo. De modo geral, quanto maiores esses números, mais trabalhoso será o tratamento e precisará de mais sessões de acupuntura.

Depois de realizada a avaliação inicial, o paciente passa a fazer sessões de acupuntura duas vezes por semana. Depois de dois meses as sessões são espaçadas para uma vez por semana. Após cada consulta o indivíduo volta para casa com pontos da orelha estimulados por pequenas agulhas, ou no caso de quem preferir, com sementes de mostarda que devem ser apertadas ao logo do dia.

A acupuntura diminuir a ansiedade, e assim combate o tabagismo. (Foto: divulgação)

É importante lembrar que a acupuntura é recomendada apenas como tratamento coadjuvante e, sozinha, não é o suficiente para fazer a pessoa parar de fumar. Além de um acompanhamento médico adequado, o mais importante é ter muita força de vontade e realmente desejar abandonar o vício da nicotina de uma vez por todas.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply