Dicas para organizar a cozinha

A cozinha é um ambiente de convivência dentro da casa e necessita de uma boa organização. O cômodo deve contar com móveis capazes de…

Uma cozinha limpa e bem organizada.

A cozinha é um ambiente de convivência dentro da casa e necessita de uma boa organização. O cômodo deve contar com móveis capazes de otimizar o espaço e oferecer várias repartições para armazenar tanto os utensílios como os  alimentos. A cozinha organizada precisa se apresentar na casa como um verdadeiro sinônimo de praticidade e limpeza.

Atualmente a cozinha assumiu um novo papel na residência, passando a funcionar como a segunda sala de estar. É nesta área de convívio beneficiada pela integração de ambientes que as pessoas se reúnem para um bom bate-papo. Por essas e outras a cozinha se transformou numa das divisões mais importantes da casa.

Não basta apenas caprichar na decoração da cozinha, é necessário também se preocupar com a qualidade do arranjo físico. Organizar vai muito além de encontrar um lugar para cada coisa, consiste também no desafio de manter o cômodo sempre limpo.

Aprendendo a organizar a cozinha

Use bem as paredes, gavetas e repartições para organizar a cozinha.

1. Aproveite os armários: são móveis fundamentais dentro de uma cozinha e assumem papel de protagonistas na organização. Quando se apresentam numa versão planejada, os módulos se encaixam melhor na área e a cozinha se torna mais organizada. Aproveite as repartições da melhor forma possível, separando os utensílios dos alimentos.

Para liberar espaço no armário, tenha o hábito de avaliar periodicamente a validade dos alimentos e jogar fora tudo que estiver vencido. Explore as divisórias do móvel para separar os itens seguindo uma proposta organizada.

2. Use recipientes: procure não deixar os potes plásticos espalhados pela cozinha e aproveite-os da melhor maneira possível na decoração. Separe os recipientes com tampas e organize-os numa repartição do armário. É importante não deixar o pote totalmente aberto porque isso pode resultar em odores na peça.

Leia Também:  Duda Bündchen lança linha de joias aos 9 anos de idade

3. Instale prateleiras nas paredes: trata-se de espaços abertos e disponíveis que facilitam a tarefa de encontrar algum utensílio na cozinha. Desta forma, dá para colocar na prateleira os itens mais usados na cozinha, ao invés de armazená-los no fundo do armário. Os suportes fixados nas paredes são ótimos para ambientes pequenos porque conseguem aproveitar o espaço vertical.

4. Gavetas organizadas: são peças fundamentais na cozinha e responsáveis por deixar os talheres bem em ordem. Use separadores de plástico para definir os espaços que serão ocupados por garfos, colheres e facas. As peças maiores, como conchas, espumadeira e colher de pau ficam mais acessíveis quando penduradas em ganchos na parede.

5. Reformulando hábitos: é importante prezar pela limpeza da cozinha, não deixando louças acumuladas na pia, geladeira suja ou chão escorregadio de gordura. Os moradores precisam conservar a cozinha limpa todos os dias para que o ambiente seja beneficiado com boas energias.

Cozinha decorada e organizada.

Aposte nas dicas e transforme a cozinha no espaço mais organizado da casa.

 

Top