Como fazer Umectação nos cabelos em casa

PUBLICIDADE

Como fazer Umectação nos cabelos em casa, esse procedimento que consiste em deixar os cabelos cacheados mais úmidos, é considerada milagrosa por cabeleireiros e também por quem tem cabelo cacheado ou crespo.

 

A umectação ajuda na hidratação dos cabelos cacheados e crespos (Foto: Divulgação)

Como fazer Umectação nos cabelos em casa

Mas vamos primeiro entender melhor o que é e como funciona essa técnica, além de ser a aplicação e óleos no cabelo, com o objetivo de deixá-lo mais sedosos, segundo a lenda, é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a isso.
Outra razão pela qual mulheres com cabelos crespos e cacheados são amantes dessa técnica é porque esse tipo de cabelo é naturalmente ressecado.

PUBLICIDADE

E o procedimento, além de hidratar, ajuda a repor nutrientes, combate o ressecamento, o frizz e a aspereza. Outro resultado obtido com a umectação é um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido, e mantém hidratado por mais tempo.

 

Como fazer Umectação nos cabelos em casa

Agora que você entendeu os benefícios da umectação, agora vamos à lista de produtos que você pode usar para fazer umectação nos cabelos em casa.

Azeite de Oliva Extra Virgem: é o mais indicado para o processo de umectação, é fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, possui antioxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é um produto barato e também fácil de encontrar.

 

PUBLICIDADE
Azeite de oliva e óleo de rícino, alguns dos mais usados para a umectação (Foto: Divulgação)

Como fazer Umectação nos cabelos em casa

Óleo de Rícino: muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Proporciona maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Seu cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos. Um dica muito usada por cabeleireiros é misturar essência de uva, ou outra de sua preferência, para disfarçar o cheiro do óleo.

Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina, o que ajuda na queda de cabelo. Além de conter ômega 9 e as vitaminas A, D e E. Também oferece um resultado muito bacana.

 

Como fazer Umectação nos cabelos em casa

 

Agora algumas dicas para que o processo de Umectação dos cabelos em casa tenha um resultado melhor:

– Para fazer a umectação, use óleo da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo e enluvando os fios.

– O ideal é que o óleo fique no cabelo por pelo menos, uma hora. Pode dormir com o óleo no cabelo, inclusive potencializa os resultados.

– Após a aplicação do óleo, o ideal é lavar com um shampoo transparente que limpe bem sem ressecar os fios. Faça 2 ou 3 lavagens, até retirar todo o resíduo do óleo. Se puder usar um shampoo sem sulfato, melhor, pois agride menos os fios. Depois use um condicionador para fechar as cutículas.

– O processo de umectação deve ser feito uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Evite o excesso, porque nada em excesso é bom.

– Outra dica é intercalar o processo com hidratações e reconstruções e você terá um resultado muito melhor.

 

Outros óleos indicados os de abacate e amêndoas (Foto: Divulgação)

Viu como é fácil fazer Umectação nos cabelos em casa, agora é só escolher o produto que mais te agrada, e mãos à obra para ficar com os cachos ainda mais bonitos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.