Psicopatas no trabalho: como identificar

De uma hora para a outra, você percebe que um dos seus colegas de trabalho apresenta comportamento estranho, colocando as pessoas em enrascadas, sendo…

Por Editorial MDT em 23/02/2012

O psicopata é uma pessoa ardilosa e falsa (Foto: Divulgação)

De uma hora para a outra, você percebe que um dos seus colegas de trabalho apresenta comportamento estranho, colocando as pessoas em enrascadas, sendo muito prestativo com o chefe e não apresentando nenhum sentimento de compaixão com os outros. Talvez essas características demonstrem que ele sofre de um transtorno de personalidade dissocial, mais conhecido como psicopatia. Portanto, saiba como identificar psicopatas no trabalho.

O único objetivo do piscopata é alcançar o maior cargo da empresa, ou seja, a chefia. Então, ele fará de tudo para chegar lá. Ele pode colocar um empregado contra o outro através de mentiras manipuladoras, sempre sendo a vítima. E como é muito astucioso, carismático e charmoso, conquista qualquer pessoa, mas certamente irá apenas atrás de quem lhe trouxer algum benefício para chegar à sua meta.

Com mentiras, o psicopata põe um funcionário contra o outro (Foto: Divulgação)

Por causar desavenças entre os funcionários, o psicopata teme reuniões, pois é nelas que poderá ser desmascarado. Sendo assim, ele só conversa com as pessoas particularmente para fazer as suas armações.

Apesar de agir desse modo, aproveitando-se das pessoas, o psicopata é completamente isento de culpa, nunca admitindo os seus erros. Por isso, mesmo que faça algo errado, ele não o aceitará porque não tem senso algum de responsabilidade.

Outro fator que identifica um psicopata são os seus afetos superficiais. Ele parece se dar bem com todos, e com o seu charme e carisma, conquista qualquer um, porém, não se preocupa com ninguém e não sente compaixão por nenhum colega de serviço. Portanto, os seus relacionamentos amorosos são sempre curtos, o que o torna um promíscuo.

Como é uma pessoa manipuladora e simpática, o psicopata faz com que os outros ajam do modo que ele quer. Então, ele adota uma postura parasitária, esperando que os seus colegas façam os seus serviços por ele sem perceberem que estão sendo manipulados. Em alguns casos, ele até humilha os colegas que não o obedecem.

O objetivo do psicopata é alcançar o cargo de chefia (Foto: Divulgação)

Se você acha que tem colegas de trabalho psicopatas, peça para que todos fiquem de olho neles para perceber se eles têm as características acima citadas. Somente assim, vocês conseguirão desmascará-los, evitando com que muitas pessoas sofram.

Top