Acabe com a orelha de abano com cirurgia

A característica clássica da orelha de abano é o aspecto protuso, com a borda lateral mais distanciada da cabeça, dando a impressão de serem…

Por Editorial MDT em 27/12/2011

Cirurgia que corrige a orelha de abano - Otoscopia

A característica clássica da orelha de abano é o aspecto protuso, com a borda lateral mais distanciada da cabeça, dando a impressão de serem maiores. A otoplastia é a cirurgia que se realiza para corrigir o afastamento das orelhas, melhorando o aspecto pouco estético daqueles que possuem esse problema, ajudando até mesmo na autoestima dos jovens e adultos.

Como a alteração auricular pode trazer malefícios a parte psicológica da pessoa, muitos jovens e adultos buscam a otoplastia para mudar esse aspecto físico que possuem e que, muitas vezes, traz transtornos sociais.

Antes de qualquer coisa é importante avaliar o médico que realizará a cirurgia. Busque questionar o profissional a respeito de suas intenções; do tipo de cirurgia a ser realizada; assim como procure saber de seu histórico de cirurgias prévias. Buscar saber sobre os indivíduos que foram operados por ele, analisando seus resultados, também é uma ótima maneira de avaliar o médico.

Quando a cirurgia está indicada?

A orelha atinge seu tamanho máximo em torno dos 5 aos 7 anos. O melhor momento para realizar a cirurgia é o quanto antes. Porém, existem casos em que a pessoa realiza a cirurgia já na fase adulta e obtém resultados muito bons.

Quais os riscos na otoplastia?

Em todos os procedimentos cirúrgicos existem riscos, portanto antes de realizar qualquer cirurgia é necessário conhecer os problemas que podem ocorrer durante o procedimento:

  • Uma pequena porcentagem da população submetida a cirurgia pode desenvolver hematoma, que nada mais é que uma coleção de sangue na orelha. Essa coleção pode ser facilmente drenada, sem complicações maiores.
  • Alguns pacientes podem desenvolver infecção na cartilagem, que podem causar uma cicatrização alterada e de pior aspecto. Essas infecções são facilmente tratadas com antibiótico e, em caso de abscesso, é necessário drenar a coleção.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia leva em torno de 90 a 120 minutos para acontecer, realizada sob anestesia local, associada à sedação. O tipo de cirurgia a ser realizada dependerá do grau da protusão da orelha, assim como da técnica que o medico utilizará.

O que ocorre após o procedimento?

  • Na maioria das vezes, os adultos e as crianças são liberados no mesmo dia, logo após a realização do procedimento cirúrgico;
  • O curativo é feito com pequenos esparadrapos, sendo que a proteção da orelha é feita com uma touca, que deve ser utilizada durante os primeiros dias para evitar traumatismos;
  • Durante os primeiros dias pode haver dor, controlada com analgésicos;
  • Se as suturas forem removíveis, serão retiradas em uma semana, após o procedimento. Porém, se utilizarem suturas absorvíveis, não haverá necessidade de remoção.

Antes de realizar a otoplastia, procure um atendimento médico de confiança, visando sempre o melhor para sua saúde!

Top