Odetinha: nova candidata a santa do Brasil

PUBLICIDADE

Tudo indica que o Brasil terá mais uma santa reconhecida pela Igreja Católica e será a primeira nascida na cidade do Rio de Janeiro. A Arquidiocese vai iniciar no dia 18 de janeiro um julgamento para avaliar a veracidade dos milagres de Odetinha. Se os membros aprovarem, a canonização será analisada pelo Vaticano.

Odetinha pode se tornar a primeira santa nascida no Rio de Janeiro. (Foto:Divulgação)

Quem foi Odetinha?

Odette Vidal de Oliveira, também chamada de Odetinha, nasceu no Rio de Janeiro em 1930, sendo filha única de uma família rica. Durante sua curta vida, a menina era alegre e gostava de usar fantasias para pular carnaval. Também tinha uma grande devoção a Deus e vontade de ajudar os mais pobres.

Com nove anos de idade, Odetinha faleceu vítima de meningite. O seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

PUBLICIDADE
A garotinha morreu em 1939, vítima de meningite. (Foto:Divulgação)

A fama de milagreira começou em meados da década de 70. As pessoas adquiriram o costume de visitar o túmulo de Odetinha e fazer pedidos. Quando a graça era alcançada, levavam uma placa de agradecimento.

Embora não seja uma santa reconhecida pelo catolicismo, Odetinha tem conquistado muitos devotos. A criança se tornou uma santa popular e motivo de adoração para os cariocas, principalmente os mais pobres.

Leia mais: Conheça os milagres de Nossa Senhora Aparecida

O longo caminho para a canonização

Placas agradecendo as graças alcançadas. (Foto:Divulgação)

Odetinha já tem muitos devotos, mas isto não é suficiente para que o Vaticano a reconheça como santa. O processo rumo à canonização costuma ser longo e composto por etapas: primeiro avalia-se as virtudes em vida para que a garotinha carioca seja considerada venerável. Em seguida vem a etapa mais difícil, ou seja, conseguir comprovar pelo menos dois milagres realizados.

De acordo com o padre João do Nascimento, um dos responsáveis da Arquidiocese do Rio, o milagre precisa ser comprovado cientificamente. Ele acrescentou ainda que mais de mil casos de graças alcançadas estão sendo avalizadas no processo de canonização de Odetinha.

Um dos milagres que estão associados à garotinha carioca aconteceu logo no seu nascimento. Segundo relatos, a mãe da criança estaria sofrendo de hemorragia interna e os médicos da época consideraram incurável. Depois de uma oração do pai adotivo, a mulher foi curada.

PUBLICIDADE
Túmulo de Odetinha. (Foto:Divulgação)

Outra graça aconteceu após a morte de Odetinha. Um homem foi ao cemitério com o objetivo de se matar, mas ele acabou desistindo do suicídio, porque ouviu a voz de uma criança, dizendo que daria tudo certo em sua vida e que deveria voltar para casa. Os relatos mostram ainda que este homem não se matou e pouco tempo depois deste episódio conseguiu um emprego.

Veja também: Fotos dos Santos Padroeiros do Brasil

Leia também:

2 Comentários

  • si todas criancas ricas pessase como odetinha omundo inteiro era feliz

  • a // odetinha ,e uma menina linda e boa

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.