Informações sobre itinerários de ônibus de São Paulo serão divulgadas no Twitter

A Secretaria Municipal dos Transportes lançou nesta segunda-feira (21) seu primeiro investimento em uma rede social. Trata-se da conta da SPTrans (São Paulo Transporte)…

(Imagem: Foto divulgação)

A Secretaria Municipal dos Transportes lançou nesta segunda-feira (21) seu primeiro investimento em uma rede social. Trata-se da conta da SPTrans (São Paulo Transporte) no Twitter (@sptrans_), onde serão divulgadas todas as alterações dos roteiros das linhas de ônibus e observações de carater institucional. Daqui a uma semana, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também terá seu perfil (@cetsp_). No microblog, atualizado a cada alteração, haverá noticiários do trânsito e informações.

Vista como uma opção complementar importante para aqueles que dirigem ou utilizam o transporte público na capital, a conta é criada muito tempo depois da página do Metrô (@metrosp_oficial),  lançada no final de 2009. Outras autoridades de trânsito do país, também apostaram antes na transmissão via Twitter. A CET do Rio de Janeiro ativou seu perfil (@cetrio_online) há mais de dois anos e  possui 30 mil seguidores.

O coordenador do núcleo de comunicação da secretaria, Alexandre Pelegi, esclarece que, por enquanto os perfis da SPTrans e da CET terão exclusivamente caráter informativo. “No caso da CET, a preocupação vai ser informar sobre intervenções de trânsito, problemas que estão ocorrendo em determinado momento. O da SPTrans tratará, entre outros, de problemas de velocidade nos principais corredores de ônibus.”

Porém, num segundo momento, ainda sem data definida, os operadores da companhia terão como conversar com os seguidores. “É natural que, com o passar do tempo, as pessoas comecem a migrar do serviço telefônico para uma conversa mais direta pelo Twitter e por outras mídias”, diz Pelegi.

Para Lucia Santaella, professora da PUC-SP (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo), o lançamento de sites e ferramentas online para prestação de serviço público e o uso de redes sociais são um procedimento inevitável. “Por serem acessíveis pelos equipamentos móveis em qualquer lugar, facilita a vida das pessoas.” Santaella concorda que, futuramente os internautas deverão também divulgar informações. “Essa é a característica primordial das mídias digitais. Elas são interativas. Em uma rede social, ninguém é só receptor.”

Continuar Lendo  Vaporizador Vapor Super Clean Britânia

Top