Museu da Cachaça em Minas Gerais

PUBLICIDADE

A cidade de Salinas, localizada na região norte de Minas Gerais, conhecida mundialmente pela fabricação de cachaça, acaba de ganhar um novo espaço cultural para celebrar a intensa produção da bebida na localidade e também para mostrar um pouco mais da importância econômica e cultural desse famoso destilado para a região.

O Museu da Cachaça de Minas Gerais, como foi batizado, nasceu de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Salinas, e vai abrigar também um centro cultural e um espaço de convivência, dispostos em um terreno com mais de 13.000 metros quadrados.

Dessa forma, o local receberá não só os turistas interessados em beber e experimentar a cachaça produzida na região, mas também as pessoas que queiram conhecer o processo de produção da bebida e toda a importância que a cachaça tem para a região norte de Minas Gerais e os Vales do Jequitinhonha e Rio Doce.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Cachaça é reconhecida como produto exclusivamente brasileiro

Detalhes do Museu da Cachaça em Minas Gerais

O Museu da Cachaça de Minas Gerais conta com nove salas (Hall de Entrada, Sala das Garrafas, Sala dos Canaviais, Sala do Moinho, Sala do Engenho, Sala do Aroma, Sala de Terra Batida, Sala de Depoimentos e Sala Multiuso), nas quais o visitante pode conhecer os aspectos sociocultural e socioeconômico da cachaça na região.

No aspecto socioeconômico, é possível conhecer mais sobre a produção, a circulação e o consumo da bebida, enquanto no lado sociocultural, o museu aborda temas que mostram o quanto a cachaça pode contribuir para unir diversos grupos sociais para o consumo da bebida.

Além disso, o Museu da Cachaça também dispõe de biblioteca, restaurante, brinquedoteca, espaço para ações educativas, área de degustação de cachaça, teatro de arena, fornos para a queima de cerâmica e palco para shows e eventos.

Outra novidade é que no local serão oferecidas ainda algumas oficinas educativas, mostrando às crianças, adolescentes e adultos a importância cultural da cachaça e o seu consumo consciente e também oficinas audiovisuais, para que os participantes desenvolvam vídeos que mostrem a vida nas cidades produtoras de cachaça.

Não deixe de visitar: Melhores atrações históricas em Minas Gerais

PUBLICIDADE

Visitar o Museu da Cachaça de Minas Gerais

O Museu da Cachaça de Minas Gerais fica na Avenida Antônio Carlos, 1.250, no bairro Casablanca, em Salinas. O funcionamento é de quartas a domingos, entre as 9 horas e as 19 horas. A entrada é gratuita.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3841-4778.

Fontes: Governo de Minas Gerais e ViajeAqui

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.