Melhores atrações históricas em Minas Gerais

Conheça as melhores atrações históricas em Minas Gerais e elabore um roteiro incrível para conhecer os principais pontos turísticos das cidades mineiras. Alguns municípios de Minas Gerais se destacam por causa dos atrativos culturais e religiosos. Eles possuem muitas igrejas, museus e monumentos surpreendentes.

As cidades históricas de ofertam aos visitantes resquícios do Ciclo do Ouro, época de grande riqueza econômica, histórica e cultural. Igrejas, monumentos e expressões artísticas encontram-se entre as atrações de municípios como Congonhas, Ouro Preto, São João del-Rei e Tiradentes. Para te ajudar a conhecer as  atrações históricas de Minas Gerais fizemos uma breve lista.

Melhores atrações históricas em Minas Gerais

Acompanhe a seguir algumas informações sobre as melhores atrações históricas em Minas Gerais:

Leia mais sobre: Turismo em Minas Gerais

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos está inscrito no Patrimônio Mundial da Unesco e é formado por uma basílica e seis capelas, sendo muito conhecido por suas esculturas dos Doze Profetas feitas em pedra-sabão pelo famoso escultor Aleijadinho. O santuário ajuda a contar parte da história de Minas Gerais.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Desde 1710, a cidade de Tiradentes possui uma obra que faz as pessoas se emocionarem com tamanha beleza. A Igreja Matriz de Santo Antônio é um exemplo de arquitetura barroca, sendo a segunda igreja com o seu interior de ouro do Brasil. Quem for para visitar essa atração histórica nos finais de semana, verá um espetáculo de som e luz que conta a história da igreja aos visitantes de um jeito diferente e interativo.

Confira também: Lugares Turísticos em Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis

Mais uma vez as igrejas fazem parte do roteiro histórico e cultural desse estado. A igreja de São Francisco de Assis, na cidade de São João del-Rei, possui obras de Aleijadinho e outros artistas mineiros do século XVIII, tendo um arquitetura barroca típica da região. Começou a ser construída em 1774 e tem interiores de uma beleza diferenciada, com numerosos ornamentos.

Chafariz de São José

Localizado na ladeira que leva à Igreja Matriz de Santo Antônio, o Chafariz de São José foi construído em 1749 e tinha três funções: servir como espaço para as lavadeiras, abastecer a população com água potável, além de ser bebedouro para os animais. Esse local é um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, sendo que tem características maçônicas, com muitas simbologias que remetem a essa seita.

Locais para se conhecer em Minas Gerais

São tantos os pontos turísticos históricos de Minas Gerais que resolvemos listar mais alguns:

– Museu da Inconfidência Mineira, Ouro Preto;
– Maria Fumaça, Tiradentes e São João del-Rei;
– Mina de Chico Rei, Ouro Preto;
– Praça de Minas Gerais, Mariana;
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto;
– Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Ouro Preto.

Veja também:Roteiro de Inverno Cultural

Aproveite a nossa lista com os Melhores atrações históricas em Minas Gerais e faça uma viagem inesquecível pelo território mineiro.

Reply