Enxaqueca infantil sintomas, causas, tratamento

PUBLICIDADE

Muitas crianças se queixam de dores de cabeça e os pais costumam ficar de mãos atadas sem saber qual providência tomar. O quadro torna-se realmente preocupante quando o aproveitamento escolar e até mesmo tarefas diárias são deixadas de lado pelos pequenos em razão da dor, que pode ser particularizada como um quadro clínico de enxaqueca.

Veja mais: Crianças com crises de enxaqueca são mais propensas a problemas psicológicos

Causas de enxaqueca infantil

O uso de analgésicos comuns podem ser usados para reduzir os sintomas e antieméticos para a náusea e vômitos. (Foto Divulgação)

Os motivos das crises de enxaqueca são diversos. Problemas de alimentação, horas em frente ao computador ou vídeogame, associados a redução das horas de sono podem originar a dor. Segundos especialistas, até os 12 anos, a presença das dores é semelhante em ambos os sexos, mas, após essa idade, as ocorrências aumentam rapidamente nas meninas.

PUBLICIDADE

Leia também: Saiba como evitar o estresse infantil

Sintomas e tratamentos

Horas em frente ao computador ou vídeogame, podem acarretar as crises de enxaquecas. (Foto Divulgação)

Os quadros crônicos da doença podem levar a criança a ter crises de vômitos, dor abdominal e até vertigem. Esses sintomas são frequentes em meninas, ocorrendo em cerca de 60% dos casos de dor do que em meninos, nos quais somente 41,7% dos que apresentam a dor possuem algum sintoma visível.

Veja ainda: Cinco hábitos que previnem a enxaqueca

Inúmeros fatores podem originar a enxaqueca na criança e devem ser evitados, como a ingestão repetida de alimentos com conservantes, gordurosos, cítricos, leite e derivados, chá e refrigerantes, bem como jejum prolongado, problemas no sono, exagero de atividades extracurriculares, alterações emocionais, barulho excessivo e cheiros fortes como perfume, tinta e cigarro.

Alimentos gordurosos, devem ser evitados já que podem originar a enxaqueca na criança. (Foto Divulgação)

Caso não for plausível evitar, a crise deve se tratada. Para isso a indicação médica é de repouso em um lugar silencioso e com pouca luminosidade e um breve intervalo de sono. Normalmente, as crianças com enxaqueca não precisam de medicamentos para suas crises, já que, costumam melhorar, somente com repouso em um ambiente calmo que estimule o sono.

Confira: Alimentos que pioram a enxaqueca

PUBLICIDADE

Também pode ser indicado o uso de analgésicos comuns para reduzir os sintomas e antieméticos para a náusea e vômitos. Com o passar do tempo, sobretudo, quando os quadros são prevenidos e tratados ao longo da infância, as crises de dor podem desaparecer sozinhas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.