Editorial MDT 24/01/2012 Bem Estar

A sua enxaqueca pode estar sendo causada por algum alimento. (Foto: Divulgação)

Infelizmente, as insuportáveis dores de cabeça, mais conhecidas como enxaquecas, são mais comuns que imaginamos. No mundo, a cada grupo de cinco pessoas, uma sofre dela. Além disso, essa doença pode causar outros sintomas como vômitos, tonturas, náuseas, formigamentos no corpo e visão embaçada. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que podem amenizar o seu sofrimento apenas mudando alguns hábitos alimentares. Sendo assim, saiba quais são os alimentos que pioram a enxaqueca.

Antes de saber quais são os alimentos que causam a enxaqueca, saiba que pior ainda é ficar sem se alimentar. Quando o corpo fica muito tempo sem comida, o açúcar sanguíneo baixa, efeito denominado hipoglicemia, ao qual as pessoas que sofrem de enxaqueca são muito sensíveis. Por isso, é importante não pular nenhuma refeição e alimentar-se pelo menos 3 vezes por dia.

Entretanto, evite comer os alimentos que pioram a enxaqueca, como o açúcar e o carboidrato refinados, pois eles aumentam a produção de insulina. Sendo assim, bolachas, doces, chocolates, massas e pães podem ser ingeridos apenas em pequenas quantidades.

Passe longe de chocolates para que a sua enxaqueca não piore (Foto: Divulgação)

Além dessas substâncias, prefira comprar frutas, verduras e legumes orgânicos, ou seja, que sejam livres de agrotóxicos. Assim, o seu organismo ficará livre de elementos químicos prejudiciais à sua saúde e à sua cabeça.

O café, líquido adorado pelos brasileiros, é famoso por causar ansiedade e pressão alta nas pessoas. Então, elimine-o do seu cotidiano, bebendo-o somente em ocasiões especiais.

O cafezinho também deve ser evitado por quem sofre de enxaquecas (Foto: Divulgação)

Na lista de alimentos que fazem mal à enxaqueca também estão as bebidas alcoólicas, os alimentos que contêm aspartame e glutamato monossódico (muito usado na cozinha oriental), as frutas cítricas, os enlatados, os queijos amarelos e os embutidos como mortadela, salsicha, salame, presunto entre outros.

Nem toda enxaqueca tem a mesma causa. Sendo assim, antes de abolir todos esses alimentos do seu cardápio, consulte um médico a fim de descobrir o que realmente provoca as suas fortes dores de cabeça. Assim, você poderá montar o seu próprio cardápio e ter menos enxaquecas.

Outros artigos

Lugares Turísticos Em Minas Gerais

28/01/2011

Lugares Turísticos Em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado Brasileiro cheio de encantos que, apesar de não ter acesso ao mar, oferece ótimas opções de turismo em seu território. Com uma população...

Cartilha para cuidar de portadores de Down

02/10/2012

Cartilha para cuidar de portadores de Down

O Ministério da Saúde criou uma cartilha para cuidar de portadores de Down, um documento que visa melhorar o atendimento às pessoas que sofrem com a síndrome e neces...