Mitos e verdades sobre a dengue

PUBLICIDADE

A dengue e um problema que vem crescendo cada vez mais dentro do sociedade, mas existem diversos mitos e verdades sobre a dengue, que você precisar saber para se prevenir dessa doença que vem afetando cada vez mais as pessoas de todo o Brasil. Muitas vezes os mitos que são falsos podem fazer o mosquito da dengue aumentar seus focos, por isso confira algumas informações sobre mitos e verdades sobre a dengue.

Mitos e verdades sobre a dengue - Mitos e verdades sobre a dengue (Foto: Divulgação)

Leia mais: Diferença entre dengue normal e hemorrágica.

Mitos e verdades sobre a dengue

Confira algumas informações sobre os mitos e verdades sobre a dengue:

PUBLICIDADE
Existem diversos mitos e verdades sobre a dengue (Foto: Divulgação)

Mitos sobre a dengue

Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito

  • Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada, porém não morrerá.
Secar os reservatórios de água parada mata os ovos da dengue 
  • Não basta secar os reservatórios, o mosquito não vai apenas se reproduzir, é preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.
Repelentes funcionam contra dengue
  • Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
Borra de café no vaso das plantas mata os ovos do mosquito

  • Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.
As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa 
  • Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
A febre é um dos sintomas da febre (Foto: Divulgação)

Verdades sobre a dengue

O mosquito infectado não pode transmitir a doença

  • O mosquito infectado pode não transmitir a doença, o vírus se aloja na saliva do mosquito, que é utilizada durante a picada para sugar o sangue. A chance de transmissão, nestas condições, é grande e praticamente inevitável, mas pode eventualmente não acontecer. Isso porque, apesar de contaminado, o vírus presente no mosquito pode estar ainda em período de incubação que dura, em média, dez dias.
Febre 
  • Se um paciente tem apenas febre já pode estar com dengue, a febre é um dos sintomas da dengue. Quando surge, é necessário consultar um médico para o correto diagnóstico e para descartar outras doenças, como gripe.
Inseticidas matam o mosquito 
  • Os inseticidas ajudam a matar os mosquitos e pode ser utilizado de acordo com as recomendações do fabricante em ambientes fechados. No entanto, não se pode confiar somente neste mecanismo de controle.
O Ministério da Saúde tenta prevenir a população da dengue com campanhas anuais (Foto: Divulgação)

 

 

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.