7 dicas para se sair bem em processos seletivos

Confira quais são as 7 dicas para se sair bem em processos seletivos! Um bom currículo não basta, é preciso saber como se comportar…

Confira quais são as 7 dicas para se sair bem em processos seletivos! Um bom currículo não basta, é preciso saber como se comportar diante do empregador para se destacar entre os demais candidatos e não perder a chance de ser contratado.

7 dicas para se sair bem em processos seletivos. (Foto Ilustrativa)

Para conquistar um novo emprego é preciso estar preparado para as diversas etapas eliminatórias que compõem o processo seletivo. Geralmente, há vários profissionais disputando pela mesma vaga, o que faz ser necessário o cuidado extremo com expressões, gestos, postura e falas incorretas que podem comprometer a imagem do candidato como um todo.

Veja também: 10 sites grátis para buscar emprego

7 dicas para se sair bem em processos seletivos

Aproveite as 7 dicas para se sair bem em processos seletivos para evidenciar todo o seu comprometimento e potencial como profissional.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para quem deseja obter sucesso em processos seletivos. Conhecer suas próprias qualidades, defeitos e conhecimentos na área profissional, ajudará o candidato a ser mais claro e objetivo durante a entrevista.

Seja sincero

A sinceridade é a maior virtude do candidato que deseja se destacar entre os concorrentes, não vale a pena mentir ou criar um perfil profissional inexistente durante os processos seletivos. Os recrutadores tem uma grande facilidade em detectar mentiras e nenhuma empresa está à procura do candidato perfeito, eles reconhecem que todos têm pontos a desenvolver, portanto, o candidato que assume os seus defeitos deixa claro que está pronto para superá-los.

Não conte mentiras ao recrutador. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com a postura

A postura do candidato é avaliada desde a sala de espera até os últimos segundos da entrevista ou dinâmica em grupo. Para não passar insegurança e nervosismo ao recrutador, controle os gestos e mantenha o tom de voz agradável, faça contato visual e evite cruzar os braços, esse tipo de postura representa resistência e não aceitação do que é proposto.

Leia Também:  10 erros fatais em uma entrevista de emprego

Saiba mais: Cuidados que Você Deve Ter na Hora de uma Entrevista para Emprego

Vença a timidez

A timidez pode ser o maior empecilho para se destacar durante o processo seletivo. Em caso de entrevistas coletivas não tenha medo de arriscar, seja o primeiro a se apresentar ou se prontifique para começar a dinâmica. Durante a entrevista individual responda a todas as perguntas sem demonstrar incerteza.

Na entrevista individual, vença a timidez. (Foto Ilustrativa)

Pesquise sobre a empresa

Ao pesquisar sobre a empresa, o candidato demonstra todo o seu interesse em fazer parte da equipe. Além disso, é muito comum o entrevistador perguntar o que o candidato conhece sobre a empresa e o que espera da mesma se for contratado. Conversar com os atuais colaboradores e visitar o site da empresa para buscar informações ajudam muito.

Roupa adequada

Não existe roupa adequada para todos os processos seletivos, pois cada empresa possui um perfil diferente e é ideal adequar-se a ele, mas alguns modelos devem ser evitados em qualquer ambiente profissional. As mulheres devem apresentar-se com blusas sem decote ou costas a mostra e dar preferência para as calças que não marcam demais o corpo. Os homens devem considerar proibido o uso de bonés, bermudas e camisetas regatas.

Falar e escrever bem

Exercite a fala e a escrita. (Foto Ilustrativa)

O candidato deve se preparar por completo, conseguir se expressar bem através da fala e da escrita aumenta consideravelmente as chances de ser aprovado nas etapas do processo seletivo, além de causar boa impressão, o recrutador consegue identificar facilmente o perfil do profissional. Para não correr o risco de cometer erros, leia constantemente e elimine as gírias do seu vocabulário.

Leia também: 5 erros comuns em entrevistas de emprego

Coloque em prática todas as 7 dicas para se sair bem em processos seletivos e conquiste a sua tão sonhada vaga de emprego! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

Leia Também:  Portal Rh Positivo, Vagas de Emprego, Cadastro de Currículo

Top