5 erros comuns em entrevistas de emprego

Existem erros e erros em entrevistas de emprego, mas há aqueles que são os mais comuns e que podem ser evitados facilmente. Conheça todos eles e saiba como se sair bem nesse momento. […]

Por Redacao em 27/03/2015

Os 5 erros comuns em entrevistas de emprego precisam ser conhecidos para que você não acabe cometendo algo de errado e assim comprometa a sua contratação na empresa. Os processos seletivos realizados no mercado de trabalho costumam ser bem concorridos, por isso uma boa postura na hora de conversar com o empregador faz toda a diferença.

5 erros comuns em entrevistas de emprego. (Foto: Divulgação)

Quando o desemprego bate na sua porta, você imediatamente distribui milhares de currículos e fica torcendo para alguma empresa retornar. Quando o empregador liga para marcar a entrevista, é muito importante estar preparado e não cometer erros bobos durante a conversa. Nessa etapa da seleção, tudo é observado com muita cautela: fala, postura, expressão corporal e comportamento em geral.

Saiba mais: 5 Coisas para se fazer depois da entrevista de emprego

5 erros comuns em entrevistas de emprego

Buscar uma vaga no mercado de trabalho exige do candidato muita habilidade, inclusive no momento da entrevista. É nesse encontro que o recrutador vai perceber os gestos, o comportamento, a maneira de se expressar, a visão de mundo e habilidades técnicas de quem está em busca de uma oportunidade.

Para não falhar nessa hora crucial, separamos os 5 erros comuns em entrevistas de emprego. Confira:

1. Falar mal do emprego anterior

Tome cuidado para não falar mão de outro emprego. (Foto: Divulgação)

De acordo com informações do blog do administrador Augusto Campos, existem algumas falhas que devem ser deixadas de lado. A primeira é falar mal, seja do ex-emprego como do atual. Para ele, esse comportamento é tradicionalmente mal visto pelos recrutadores e além disso, o candidato tem a possibilidade de tocar em algum ponto pessoal de quem o está entrevistando, e aí corre sério risco de criar um clima negativo.

2. Não saber nada sobre a empresa onde busca a vaga

O candidato precisa demonstrar conhecimento sobre a empresa. (Foto: Divulgação)

Um segundo erro bastante comum é chegar à entrevista sem saber nada sobre a empresa. Quem está na disputa por uma vaga de trabalho, deve ter em mãos todas as informações sobre as atividades da instituição e da vaga. Na opinião dele, deve-se saber o que for possível e até mesmo no local do encontro os dados podem ser coletados.

3. Ficar restrito ao currículo

Procure ir além daquilo que o currículo já mostra. (Foto: Divulgação)

Mostrar apenas o que já está no currículo é uma falha bastante comum. É preciso revelar na entrevista todos os dados informados como também aqueles que não estão ali. Não é para cometer exageros nem ficar muito quieto, basta mostrar que as informações que foram colocadas no documento são um resumo do talento e potencialidade, que devem ser melhor explicados com equilíbrio.

Veja também: Dicas de Como se Comportar em Entrevista de Emprego

4. Demonstrar desânimo

Cuidado para não parecer desanimado. (Foto: Divulgação)

Ir a uma entrevista com cara de desanimado também é terrível e selecionadores não gostam disso. De acordo com Campos, os candidatos devem ter em mente que a simpatia, a educação, a motivação e a atenção fazem toda a diferença.

5. Fazer perguntas quando a entrevista não permite

Seja cauteloso com as perguntas. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas se candidatam a uma determinada oportunidade, pois a empresa oferece um plano de carreira maravilhoso, altos salários e benefícios. Será que é possível perguntar sobre isso tudo na entrevista? O administrador diz que os questionamentos sobre aqueles temas só devem ser feitos se houver abertura para tal, o que exige cuidado. Ele explica que o objetivo da entrevista é satisfazer o entrevistador, então a preferência é dele, mas mesmo assim, interagir é sempre bom. A dica que o especialista dá é procurar saber com o entrevistador sobre o trabalho, sobre os outros que irão trabalhar junto com o candidato e a respeito do mercado. Essas perguntas devem ser feitas antes daquelas que o interessam realmente.

Confira: Perguntas para Entrevista de Emprego

Agora que você já conhece os 5 erros comuns em entrevistas de emprego, tome cuidado para não acabar cometendo um deles. Lembre-se também de escolher trajes apropriados e chegar no horário combinado.

Top