5 Exercícios simples que ajudam a melhorar a memória

Conheça exercícios simples que ajudam a melhorar a memória e assim contribuem com o seu desempenho cognitivo. Medidas simples otimizam o trabalho do cérebro,…

Conheça exercícios simples que ajudam a melhorar a memória e assim contribuem com o seu desempenho cognitivo. Medidas simples otimizam o trabalho do cérebro, beneficiando tanto o trabalho como também os estudos.

Chegou a hora de fortalecer a sua memória. (Foto Ilustrativa)

Chegou a hora de fortalecer a sua memória. (Foto Ilustrativa)

A memória é uma das partes mais importantes do cérebro. Ela se encarrega de armazenar informações enviadas através dos sentidos, ou seja, visão, olfato, paladar, audição e tato. A capacidade de memorização do ser humano é limitada, afinal, o cérebro só consegue guardar aquilo que ele considera importante. No entanto, é possível colocar em prática algumas estratégicas que ajudam a memorizar.

5 Exercícios simples que ajudam a melhorar a memória

Você está se preparando para o vestibular ou concurso, mas tem dificuldades para lembrar o conteúdo estudado há algum tempo atrás? Então saiba que isso é absolutamente normal. Para fortalecer a memória e melhorar a capacidade de reter informações, é preciso exercitá-la.

Veja a seguir 5 exercícios simples que ajudam a melhorar a memória:

1 – Faça contas de cabeça

Realizar operações aritméticas de cabeça é uma ótima dica para melhorar a memória. Enquanto estiver na fila do banco ou sentado no ônibus, observe os números ao seu redor e faça somas. Exemplo: Ao ver um número de telefone, experimente somar os algarismos. Faço o mesmo com os números de casas e placas de carro.

2 – Tente recordar elementos

Tentar recordar das coisas é um exercício para a memória. (Foto Ilustrativa)

Tentar recordar das coisas é um exercício para a memória. (Foto Ilustrativa)

Você quer deixar a sua mente afiada? Então faça um exercício bem simples: observe uma paisagem, um quadro ou uma página de revista. Feche os olhos por 30 segundos e mude o foco do seu campo de visão. Depois, tome nota de todos os elementos que estavam presentes na cena.

Leia Também:  Memorização, Como Funciona

3 – Guarde citações na memória

Um exercício muito bom para quem está estudando para vestibulares e Enem é memorizar citações. Guarde frases de autores importantes e, se for necessário, tome notas em um caderninho. Leia e releia essas anotações diariamente, até fixar o conteúdo na mente. Essa estratégia é muito boa porque melhora a memória e também enriquece o repertório para uma redação.

4 – Jogue!

Entre os melhores exercícios para memória, vale destacar os jogos de concentração. Resolva caça-palavras, monte quebra-cabeça, jogue dominó ou faça palavras cruzadas. Essas atividades básicas melhoram muito a concentração e a capacidade de fazer associações.

5 – Relembrar é memorizar

Antes de dormir tente lembrar das coisas que fez no dia. (Foto Ilustrativa)

Antes de dormir tente lembrar das coisas que fez no dia. (Foto Ilustrativa)

A última e mais importante dica de memorização é exercitar o hábito de relembrar. Antes de dormir, feche os olhos e pende no que aconteceu durante o dia. Tente lembrar de detalhes: o que comeu no café da manhã? Qual roupa usou para ir ao trabalho? Com quais pessoas conversou. Essa tática é muito boa para exercitar a memória de curto prazo.

Você conhece outro exercício capaz de melhorar a memória? Deixe um comentário.

 

Top