10 dicas para manter a concentração

Tanto no trabalho quanto nos estudos, as pessoas enfrentam o desafio de manter a concentração. As dificuldades de manter o foco estão associadas a…

Tanto no trabalho quanto nos estudos, as pessoas enfrentam o desafio de manter a concentração. As dificuldades de manter o foco estão associadas a diferentes fatores, como a distração ou pensamentos desconexos com o momento que requer concentração. Muitos profissionais e estudantes acabam sendo prejudicados por causa dessa “falha”.

Confira a seguir 10 dicas para manter a concentração e ficar mais motivado com os resultados:

1. Durma bem: o corpo e a mente precisam estar descansados para que o indivíduo possa se concentrar nas suas atividades. Assim, procure manter um padrão regular de sono e durma pelo menos 8 horas por dia para recuperar as energias.

2. Mantenha uma organização: elimine do ambiente de estudos ou trabalho tudo aquilo que pode causar a perda do foco. Os desvios de atenção são verdadeiros vilões da concentração, por isso se organizar para evitar o problema é a melhor forma de conquistar os resultados esperados. Busque o silêncio para desenvolver a atividade e faça um planejamento.

3. Reconheça a sua meta: para cumprir uma rotina e manter a concentração, a pessoa necessita de estímulos. Por isso, é sempre positivo traçar uma meta e trabalhar diariamente em cima dessa questão do foco até que se torne um hábito.

4. Estabeleça uma rotina: quem tem uma vida desregrada dificilmente vai conseguir manter a concentração no trabalho ou nos estudos. Estipular algumas regras é fundamental para se controlar diante das situações e superar as dificuldades. Faça um agendamento e determine os momentos que mais exigem concentração para não se render às interrupções.

5. Escolha uma forma de recompensa: quando uma meta for atingida, é interessante escolher uma maneira de recompensar o seu esforço. Passeios, viagens e compras são boas sugestões.

6. Mantenha um ritmo: é mais fácil gerenciar uma rotina estável de trabalho, ou seja, com horários, prazos e alvos determinados. Dessa forma, procure administrar bem o seu tempo, tomando cuidado com os excessos para não ultrapassar os seus limites.

7. Faça mais pausas: os intervalos são fundamentais para manter a concentração, afinal, tanto a mente como o corpo podem ficar afetados com esse excesso de foco numa atividade. Então procure fazer pausas para tomar uma água ou ir para um lugar silencioso. Em cinco minutos já é possível colocar as ideias em ordem e melhorar a produtividade.

8. Coma bem: ter uma dieta saudável é essencial para manter a concentração nas atividades. Experimente adotar alimentos que estimulam a memória e melhoram o desempenho do cérebro, tais como o ovo, peixe, alface, laranja, maçã e frutas vermelhas. A alimentação precisa ser rica em nutrientes, balanceada e sem excessos.

9. Otimize sua concentração: se for necessário, faça algumas mudanças de hábitos para ficar mais focado nas suas tarefas diárias. Procure afastar a preguiça e acorde sempre disposto para um dia produtivo de estudo ou trabalho. Os exercícios físicos são grandes aliados para quem deseja otimizar a concentração.

10. Aproprie-se das ferramentas offline: a internet é uma ferramenta de distração, o que de certa forma acaba interferindo na concentração do indivíduo. Dessa forma, procure desligar de email, MSN ou redes sociais que possam comprometer o seu foco. Use também os blocos de notas, cadernos, agendas e post-it para facilitar a organização.


Top