5 Coisas para se fazer depois da entrevista de emprego

O estresse das entrevistas de emprego Uma entrevista de emprego não é nem de longe uma situação agradável e relaxante. A tensão nesse dia…

O estresse das entrevistas de emprego

A ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar na hora de mostrar suas qualidades na entrevista (Foto: Divulgação)

Uma entrevista de emprego não é nem de longe uma situação agradável e relaxante. A tensão nesse dia é muita e a oportunidade de conseguir um emprego baseada em uma boa conversa, boas respostas, boa postura e currículo pode ser bem estressante tanto antes quando durante. Mesmo sendo genuinamente tensa, a entrevista de emprego se subdivide em diversos tipos:

Entrevista de emprego de grupo

São feitas questões para todos os candidatos ao mesmo tempo. O objetivo é determinar quem são os líderes e quem são os seguidores. O trabalho em equipe também é analisado.

Entrevista de emprego de seleção

O objetivo é procurar saber se você se adequa bem à cultura da empresa e se está entusiasmado para trabalhar na função a que se candidatou.

Leia também Dicas para Entrevista de Trabalho com Psicólogo

Entrevista de emprego de estresse

É a entrevista mais temida e tem o intuito de analisar como o candidato reage sob stress. O recrutador poderá fazer muitas perguntas seguidas sem lhe dar tempo de responder, responder as perguntas do candidato com silêncio e fazer perguntas descabidas. Fique atento a perguntas relevantes e as responda na medida do possível. Reconhecer que está em uma entrevista de stress pode facilitar com que você se mantenha mais calmo.

5 Coisas para se fazer depois da entrevista de emprego

Na maioria das vezes as entrevistas não dão um resultado de aprovação imediato. Você sempre acaba tendo que esperar um telefonema para saber se passou ou não. E se o estresse durante a entrevista foi grande, o nervosismo e ansiedade só tende a continuar porque persiste a dúvida se você foi contratado ou não, em quais momentos errou na entrevista, em quais momentos acertou, fora as vezes que há a tentativa de decifrar gestos, expressões e olhares do chefe para ter uma certa expectativa quanto ao resultado.

É importante saber o que fazer após a entrevista de emprego, saber qual será o próximo passo (Foto: Divulgação)

Mas para converter essa ansiedade em medidas inteligentes existem 5 coisas para se fazer depois da entrevista de emprego:

Continuar Lendo  Empregos na Austrália para Brasileiros

Organizar sua vida

Trace planos de acordo com o “Se”. Se você não passar, o que fará? Tem outros empregos em vista? Qual sua situação em relação a esse emprego? Está desesperado?  E se você passar, você já pensou sobre a distância de onde você mora até a empresa, entre outros detalhes? Pode parecer preocupante se perguntar tudo isso mas apenas assim podemos traçar outros caminhos e já planejar coisas para o futuro para não ficar na mão.

Estude a empresa

Se ainda há outras etapas para você enfrentar, aproveite esse tempo para estudar ainda mais a empresa. Saber mais sobre o seu cargo, benefícios, história da empresa e etc. Se não há outras etapas e você não sabe se passou ou não, procure empresas semelhantes a que você fez entrevista e estude sobre elas e as vantagens de investir nas mesmas.

Confira dicas de como se comportar em entrevista de emprego

Lembre-se das referências

Depois da entrevista, alguns recrutadores entram em contato com as pessoas que você sugeriu para checagem de referências. Para que ninguém seja pego de surpresa, ligue ou envie e-mail para elas avisando que alguém pode contatá-los.

Entre em contato

Se passar o prazo dado pelo recrutador e você não recebeu resposta, vale a pena ligar pois pode mostrar seu interesse pela vaga. Mas cuidado, ligar antes do prazo e/ou de forma insistente pode ser um tiro no pé.

Peça um Feedback

Se a empresa decidir que você não é o candidato ideal, não se desespere e aproveite este momento para conseguir um aconselhamento de carreira. Agradeça pela oportunidade e pergunte o motivo de não ter sido escolhido, mas sem parecer arrogante.

Continuar Lendo  Lojas Cem Trabalhe Conosco 2011

Top