5 Dicas para reduzir os sintomas da gripe

5 Dicas para reduzir os sintomas da gripe

A gripe é uma doença causada por um vírus. Em geral, o quadro apresentado pelo indivíduo acometido começa com dor de garganta, espirros, tosse,…

Por Editorial MDT em 25/05/2012

Conheça 5 dicas para se livrar dos sintomas da gripe.

A gripe é uma doença causada por um vírus. Em geral, o quadro apresentado pelo indivíduo acometido começa com dor de garganta, espirros, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e nariz escorrendo. Nem sempre a pessoa irá apresentar todos os sinais e sintomas anteriormente descritos. Apesar da gripe ser uma doença muito comum e ser altamente contagiosa, há algumas maneiras de se livrar do quadro infeccioso de forma rápida. Conheça algumas dicas de como se ver livre desse incômodo.

Leia também: Campanha nacional de vacinação contra a gripe 2012 

1. O repouso é essencial

O repouso é extremamente útil para as pessoas que apresentam o quadro infeccioso. Ele ajuda o corpo a retomar toda a energia, colaborando no combate a virose. Além disso, realizar qualquer atividade quando se está debilitado, pode intensificar os sinais e sintomas da infecção.

2. Abuse dos líquidos

Durante a fase gripal, é importante que o indivíduo abuse dos líquidos. Eles são importantes em qualquer etapa da nossa vida, tornando-se essenciais durante um quadro infeccioso. Além de evitar a desidratação, os líquidos fornecem nutrientes necessários para a manutenção adequada do corpo. Assim, abuse dos sucos de frutas, sopas e da água, é claro!

É importante estar sempre hidratado.

3. Realize gargarejos

Uma boa dica para aliviar a dor de garganta que pode vir acompanhada do quadro gripal é realizar gargarejos. Eles devem ser feitos com água e sal, ou mesmo, água e vinagre. Essa prática alivia a dor de garganta e ajuda na remoção do excesso de secreções na garganta.

4. A umidade é uma ótima aliada

Outra dica que ajudará na melhora dos sinais e sintomas gripais é aumentar a umidade dos locais mais frequentados, como por exemplo, a sala e o quarto. Para isso, podem ser utilizadas bacias com água colocadas nos ambientes, ou mesmo, o uso de umidificadores eletrônicos. A umidade ajuda a diminuir principalmente os sintomas de tosse e ressecamento do nariz.

5. Cuide dos seus músculos

É muito comum as pessoas portadoras de gripes apresentarem dor no corpo. Isso ocorre devido ao processo infeccioso ocasionado pelo vírus. Para aliviar esse sintoma, basta colocar bolsas de água morna sobre os músculos. Isso ajuda a diminuir o desconforto muscular, além de relaxá-los.

A gripe é uma doença muito comum. Porém, após seguir nossas dicas, aliviar o quadro clínico ficou mais fácil. Apesar de ser uma patologia simples, ela necessita de cuidados e devem ser tomadas as providências, o quanto antes, para combatê-la. Lembrando que, diante de qualquer complicação, procure um médico especialista.

Na presença de dores de garganta, realize gargarejos.

Leia também: Resfriado Gripe ou Alergia  

Top