Resfriado Gripe ou Alergia?

Durante o inverno, por causa do frio excessivo, sempre acabamos doentes. Por mais roupas que coloquemos, muitas vezes não é o suficiente para nos…

Durante o inverno, por causa do frio excessivo, sempre acabamos doentes. Por mais roupas que coloquemos, muitas vezes não é o suficiente para nos livramos das enfermidades causadas pelo frio. As doenças mais comuns são as gripes, resfriados e as alergias. Provavelmente, você já deve ter sido vítima de algum deles.

As alergias são muito comuns no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

As alergias são muito comuns no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

Você sabe a diferença entre gripe, resfriado ou alergia?

Na maior parte das vezes, surgi a dúvida se estamos resfriado, gripados ou temos algum tipo de alergia, pois essas enfermidades possuem sintomas muito parecidos. Geralmente no primeiro espirro ou tosse, já imaginamos que estamos gripados. Hoje iremos tentar resolver essa dúvida que acomete muitos indivíduos em todas as partes do mundo. Conheça as diferenças entre resfriado, gripe e alergia.

 Resfriado:

O resfriado é um incômodo mais leve que a gripe, persiste por alguns dias, geralmente o indivíduo não tem febre. Percebemos que estamos resfriados quando começamos a sentir indisposição, dor na garganta acompanhado de tosse seca e coriza. Geralmente é passageiro.

A gripe é mais forte e pode trazer complicações graves (Foto: Divulgação MdeMulher)

A gripe é mais forte e pode trazer complicações graves (Foto: Divulgação MdeMulher)

Gripe:

A gripe é um pouco mais grave, costuma causar febre, normalmente acima de 38ºC, dores por todo corpo, geralmente o indivíduo não consegue se alimentar, fazendo com que o quadro se agrave. Ela é causada por um vírus, existindo a possibilidade de causar mais complicações, como por exemplo, uma pneumonia. A pessoa que contraiu o vírus, deve ingerir bastante líquido e em alguns casos procurar o médico.

Lavar as mãos com frequência é uma forma de evitar contágio (Foto: Divulgação MdeMulher)

Lavar as mãos com frequência é uma forma de evitar contágio (Foto: Divulgação MdeMulher)

 Alergia

A alergia, é causada por ácaros e, também por penas e pelos de animais. Existem exames que identificam se a pessoa é alérgica e ao que ela apresenta a alergia. Caso isso seja confirmado, a pessoa deve evitar objetos que armazenem poeira, como tapetes e cortinas, e investir na limpeza do local onde vive. Deve evitar também bichos de pelúcia e animais de estimação que possuem pelos. Outra dica é lavar as roupas guardadas há muito tempo antes de usá-las.

A vacinação é a melhor opção para evitar as gripes (Foto: Divulgação MdeMulher)

A vacinação é a melhor opção para evitar as gripes (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como evitar gripes e resfriados

Vimos que são enfermidades causadas por vírus, mas com mudanças em hábitos diários em nossa higiene podemos evitar de contrair esses vírus. Por exemplo:  durante o inverno procuramos lugares fechados, para escapar do frio. Nesse caso, devemos optar por ambiente com circulação de ar e onde tenha poucas pessoas.  Na presença de algum indivíduo, com alguma dessas enfermidades, devemos manter uma certa distância, pois o vírus é contagioso. A vacina, no caso da gripe, é a melhor forma de prevenção.

Continuar Lendo  Meditação - Dicas para Praticar a Meditação

 

Agora que você já sabe a diferença entre as enfermidades acima pode procurar o médico ao primeiro sintoma e obter o melhor tratamento.

Top