36% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista

PUBLICIDADE

Um estudo impulsionado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma revelou que 36% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Os dados ainda mostraram que 18% das pessoas se submeteram aos exames oftalmológicos apenas uma vez na vida.

Muitos brasileiros desconhecem o glaucoma e o risco de cegueira da doença. (Foto:Divulgação)

Brasileiros estão deixando de lado a saúde dos olhos

Para constatar o elevado número de brasileiros que não se preocupam com a saúde dos olhos, os pesquisadores consideraram as informações do Ibope, coletadas em mais de 2 mil entrevistas realizadas em todo o país.

O levantamento ainda forneceu outras informações preocupantes para os órgãos de saúde. Dos participantes da pesquisa, 36% nunca ouviram falar em glaucoma. Este desconhecimento sobre a doença está presente em todos os níveis de escolaridade, afinal, cerca de 10% dos entrevistados com ensino superior alegaram nunca ter ouvido falar a respeito do glaucoma.

PUBLICIDADE

O desconhecimento das pessoas é apenas um dos problemas revelados pelos dados estatísticos. Outro fator bastante preocupante é o envelhecimento da população. Dos brasileiros que completam 40 anos, 2% apresentam o glaucoma. Este índice sobe para 6% quando se trata de pessoas com mais de 60 anos de idade.

O diagnóstico tardio de algumas doenças pode não evitar a cegueira. (Foto:Divulgação)

Das pessoas que alegaram conhecer o glaucoma, 41% delas imaginam que o quadro da doença pode ser revertido com tratamento. Entretanto, quando o diagnóstico não é feito logo nos sintomas iniciais, o glaucoma pode prejudicar a visão de forma irreversível e levar a cegueira total.

Segundo Vital Paulino Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma e professor da Unicamp, há uma estimativa de que um milhão de pessoas sofram com o glaucoma, mas apenas 50% dos pacientes estão realizando tratamento. Ele afirma ainda que a falta de informação e a dificuldade para o acesso a uma consulta são os principais motivos para a negligência da população com relação a saúde dos olhos.

Saiba mais: Idade, sexo e local do domicílio são fatores de risco para o glaucoma

A importância de consultar um oftalmologista

Diante do resultado da pesquisa, surge a necessidade de reforçar o acesso ao tratamento oftalmológico, além de oferecer informações sobre a importância de prevenir problemas de visão.

A visita ao oftalmologista não serve apenas para a prescrição de óculos, mas também para diagnosticar doenças. (Foto:Divulgação)

Quando um paciente tem o costume de ir ao oftalmologista com certa regularidade, ele pode ser diagnosticado com uma doença em seu estágio inicial, como é o caso do glaucoma. Desta forma, o tratamento precoce evita danos agressivos ou até mesmo a perda total da visão.

PUBLICIDADE

A consulta a um oftalmologista não serve apenas para a prescrição de óculos, ela também permite diagnosticar e evitar o agravamento de diversas doenças, entre as quais está o glaucoma, considerado o maior causador de cegueira no mundo. Ao fazer os exames oftalmológicos, o médico também pode descobrir a presença de tumores, hipertensão, retinopatia diabética e até mesmo AIDS.

Veja também: Oculista Gratuito, Consulta Grátis

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.