Ideias para customizar a bicicleta

Customizar algo é sempre interessante. Além de diminuir a dependência de trabalhos de terceiros, ainda promove aprendizado, diversão e a oportunidade de personalizar coisas…

Por Editorial MDT em 09/10/2013

Customizar algo é sempre interessante. Além de diminuir a dependência de trabalhos de terceiros, ainda promove aprendizado, diversão e a oportunidade de personalizar coisas de que se gosta. Ultimamente, está em alta a customização de bicicletas. Este meio de transporte tão utilizado e que aparece em inúmeros modelos nas lojas pode ter a sua cara, com trabalhos simples e criativos. Veja algumas ideias para customizar a bicicleta.

Que tal dar cara nova a algo antigo? (Foto: Divulgação)

Customizar bicicletas com elástico

A bicicleta, como se sabe, oferece poucas alternativas para se carregar objetos pessoais. Exceto modelos com cestinha, em geral é preciso utilizar uma mochila para isso. Porém, é possível improvisar uma forma de transportar pertences, com materiais bem simples.

Na imagem abaixo, vemos uma ideia para customização de bike, com elásticos e adesivos de silicone. O objetivo é criar um compartimento simples, transpassando o elástico. Para que ele não escorregue, basta colar os adesivos de silicone em vários pontos do quadro, passando o elástico no meio deles. Além de prática, essa ideia ainda dá uma cara nova à bicicleta.

Elástico e adesivos de silicone criam compartimento na bicicleta (Foto: Divulgação)

Customizar bicicletas com adesivos e tinta

Customizar bicicletas com adesivos ou tinta é muito fácil e qualquer pessoa pode fazê-lo. Porém, vale dizer que, se você não tem experiência com pinturas, é melhor não se arriscar, fazendo o trabalho numa bike novinha, em folha. A ideia, aqui, é customizar algo já usado e, principalmente, que esteja um pouco desgastado.

Os adesivos são as alternativas mais simples para customização de bicicletas. Você pode colá-los em qualquer parte da bicicleta ou até mesmo nela toda. Na imagem abaixo, vemos uma bike diferente, porém bastante discreta, pois tem a cor preta como base. Caso queira que a sua fique parecida, basta adquirir uma tinta ideal para pintar bicicletas, escolhendo uma cor de fundo. Siga as estapas adequadas para a pintura, com lixamento e demãos necessárias, terminando o trabalho com adesivos coloridos.

Fundo escuro e adesivos coloridos (Foto: Divulgação)

Caso queira pintar bicicletas em partes mais difíceis, como pneus e outros, vale a pena procurar a ajuda de um profissional. Cada tinta corresponde a um tipo de material e nem sempre dá certo aplicá-la em todos os lugares.

Você também pode usar tecidos para customizar a bicicleta. Vale a pena usá-los para encapar bancos ou forrar cestinhas, dando um charme a mais na bike.

Outra dica para customização é fazer um trabalho diferente apenas no interior dos pneus, cobrindo os aros. Porém, isso também é algo que deve ser feito por um profissional. Atualmente, existem muitas oficinas que se dedicam a fazer trabalhos diferenciados em bicicletas.

Top