27 de setembro: Dia do Idoso

27 de setembro: Dia do Idoso

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia do Idoso. A data serve para refletir sobre os desafios enfrentados pela terceira idade para superar…

Por Isabella Moretti em 27/09/2012

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia do Idoso. A data serve para refletir sobre os desafios enfrentados pela terceira idade para superar o efeito da velhice e o próprio preconceito da sociedade. A ocasião também é propícia para o lançamento de novas políticas públicas capazes de cuidar do idoso e também garantir a ele uma ocupação.

O envelhecimento da população aumentou muito nos últimos anos. (Foto:Divulgação)

Nos últimos 50 anos, houve um crescimento expressivo no número de idosos no Brasil. Em 1960, existiam 3,3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, correspondendo a 4,7% da população. Em 2010 este índice teve um grande salto, somando aproximadamente 20,5 milhões de idosos, ou seja, 10,8% da população.

Com o envelhecimento da população se tornando mais expressivo, é importante que o idoso seja respeitado e considerado um importante membro da sociedade. Embora a sua saúde seja mais frágil, ele possui uma bagagem de experiência de vida, por isso tem muito que ensinar para os mais jovens.

Saiba mais: Riscos de fraturas em idosos diminui com maior ingestão de vitamina D

O desafio de ser um idoso

Dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida, mas alguns idosos não encaram a velhice com olhos otimistas. Fora do mercado de trabalho e com os filhos já encaminhados, a pessoa com mais de 60 anos enfrenta o desafio de ocupar o tempo com outras atividades e preencher o vazio da solidão.

O idoso precisa buscar meios de tornar a sua vida mais agradável e feliz. (Foto:Divulgação)

As mudanças no corpo e na rotina fazem com que o idoso fique depressivo e com a autoestima baixa. Com estas sensações adversas, ele corre o risco de sofrer com mais problemas de saúde, pois o seu organismo se tornou mais vulnerável com o passar dos anos. O emocional reflete em cheio na saúde física: uma pesquisa recente, feita pela Universidade da Califórnia, mostrou que a solidão na terceira idade aumenta as chances de morte, além do que dificulta o dia a dia.

Como o idoso pode viver melhor?

Algumas atitudes podem proporcionar bem-estar e melhorar a saúde do idoso. Veja a seguir dicas para viver melhor a terceira idade:

– Ao longo de sua vida, o idoso precisa aprender a lidar com as perdas, para não acabar entrando em depressão;

– É importante buscar formas produtivas de se ocupar, como a prática de um esporte ou de artesanato;

– Para o idoso ter a sensação de que pertence a um grupo, ele deve buscar os seus iguais. Existem pessoas que vivem a terceira idade praticando aulas de danças, frequentando eventos e fazendo viagens;

É importante que o idoso se atualize e se sinta inserido em um grupo. (Foto:Divulgação)

– A melhor forma de não se sentir excluído da sociedade é acompanhar a evolução. Por isso, o idoso deve aprender a usar o computador, o celular e outros dispositivos eletrônicos, sem medo do novo;

– Para viver bem a terceira idade, também é necessário manter uma alimentação saudável;

– Os exames de rotina para controlar a glicemia, a pressão e o colesterol também são essenciais.

Veja também: Uso do computador faz bem a saúde de idosos

Top