30 de setembro: Dia da Secretária

30 de setembro: Dia da Secretária

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia da Secretaria. Esta ocasião é uma ótima oportunidade para parabenizar esta categoria profissional, muito importante para…

Por Isabella Moretti em 30/09/2012

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia da Secretaria. Esta ocasião é uma ótima oportunidade para parabenizar esta categoria profissional, muito importante para o funcionamento da empresa. Embora seja um domingo, provavelmente sem trabalho, o chefe deve homenagear a sua secretária com um presente, uma ligação ou simplesmente uma mensagem carinhosa via Facebook.

A secretaria merece ser parabenizada no dia 30 de setembro. (Foto:Divulgação)

A vida profissional de uma secretaria não é tarefa fácil. Ela precisa cuidar da agenda do seu superior, atender os clientes com simpatia e ainda resolver problemas administrativos. Para dar conta de tantos encargos, a secretária precisa ser responsável, organizada, ter capacidade para lidar com o público e saber trabalhar sob pressão.

Origem do Dia da Secretaria

O dia 30 de setembro foi escolhido para homenagear as secretarias devido ao nascimento de Lilian Sholes, em 1850. Filha de Christopher Sholes, ela foi a primeira mulher a usar a máquina de escrever, equipamento que na verdade foi criado pelo seu pai.

Quando o nascimento de Lilian Sholes completou 100 anos, algumas fabricantes de máquinas de escrever realizaram concursos, com o objetivo de eleger a melhor datilógrafa. Como muitas secretárias começaram a participar deste tipo de evento, o último dia de setembro se tornou uma ocasião importante para elas.

Lilian Sholes, a mulher que inspirou o Dia da Secretaria. (Foto:Divulgação)

No estado de São Paulo, o dia 30 de setembro é reconhecido pela lei como o Dia da Secretaria. A mesma data comemorativa, só que em nível internacional, acontece sempre na última 4ª feira do mês de abril.

Acredita-se que a origem da profissão de secretária esteja no Antigo Egito, quando o imperador elegia o seu escriba, ou seja, um homem de confiança que tinha o domínio da escrita no reino. Nesta civilização, este ‘secretário’ tinha como obrigação de escrever cartas e classificar arquivos.

Veja também: Curso de Secretaria Executiva a Distância Grátis

A profissão de secretaria

A secretária é responsável por diversas atividades dentro da empresa. Ela costuma classificar os documentos, coletar informações, organizar arquivos, pagar contas e notificar os compromissos do superior. Em alguns casos, a secretária desempenha afazeres pessoais do chefe, mostrando assim que conquistou confiança e credibilidade.

Quando executa bem o seu trabalho, a secretária conquista a confiança do chefe. (Foto:Divulgação)

Não é qualquer pessoa que consegue ocupar a vaga de secretária em uma boa empresa. A ocupação exige treinamento, conhecimentos específicos e experiência para que o trabalho seja bem executado.

Muitas secretárias passam pelo curso de Técnico em Secretariado e chegam a passar pelo Ensino Superior, fazendo a graduação em Secretariado Executivo. Quanto mais itens forem somados ao currículo da secretaria, maiores são as suas chances de subir na empresa ou de conquistar um emprego melhor.

Saiba mais: Cursos de Secretariado em SP: onde fazer

Top