20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima

Separamos 20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima que podem fazer toda a  diferença na saúde e higiene do seu corpo. A roupa…

Separamos 20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima que podem fazer toda a  diferença na saúde e higiene do seu corpo. A roupa íntima fica em contato direto com regiões do corpo sensíveis a infecções. A correta higienização e armazenamento da peça faz toda a diferença quando o assunto é saúde. No corpo feminino, por exemplo, fungos e bactérias que podem se acumular no tecido de uma calcinha ou um biquíni mal lavado, por exemplo, elevando os riscos principalmente de corrimentos e infecções vaginais.

20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima - As roupas íntimas devem ter atenção maior do que roupas normais por que ficam em contato íntimo com nosso corpo (Foto: Divulgação)

20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima

Confira abaixo 20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima:

Siga essas dicas e tenha roupas íntimas lavas e guardadas da maneira correta (Foto: Divulgação)

  1. É interessante que, após a secagem, as calcinhas sejam passadas com ferro quente, pois a temperatura alta elimina as bactérias que possam ter conseguido sobreviver à lavagem.
  2. As peças íntimas devem ser guardadas em uma gaveta separada, longe das roupas comuns, meias, e até mesmo roupas de praia como biquínis, sungas e cangas.
  3. Evite colocar na máquina, o ideal é lavar as peças a mão e jamais misturar as coloridas com brancas.
  4.  Sabonetes e perfumadores não devem ser usados nas gavetas onde ficam as roupas íntimas porque podem causar alergias em algumas pessoas.
  5. Calcinhas com manchas podem ser deixadas de molho com água e uma boa quantidade do sabão neutro ou específico para lavar lingeries.
  6. Roupas íntimas femininas devem ser lavadas separadamente das masculinas.
  7. As roupas íntimas devem ser lavadas de preferência com sabão líquido e com ph neutro.
  8. É fundamental ter o cuidado de enxaguar bem para a peça não ficar com nenhum resíduo de detergente.
  9.  Não é indicado usar alvejantes e detergentes muito alcalinos na lavagem dessas peças. Eles estragam as fibras e se não enxaguados corretamente podem causar alergia ou algo parecido já que esse tipo de peça está em contato direto com partes íntimas do corpo humano.
  10. Se a peça íntima (calcinha, biquíni, maiô) for lavada durante o banho com sabonete, ela deve ser enxaguada muito bem.
  11. Sutiãs com bojo devem ser guardados abertos, de maneira que fiquem empilhados um por cima do outro, para ocupar menos espaço. Nunca vire o bojo ao contrário, para dentro, porque corre o risco de danificar a espuma e perder o sutiã. É aconselhável ainda não colocar nada pesado sobre o sutiã
  12. Nunca se deve pendurar a peça íntima para secar no box. Devido à umidade, as bactérias se proliferam rapidamente e aquela peça fica inadequada para o uso.
  13. Após a lavagem a peça deve ser pendurada num local arejado ou ser colocada na secadora.
  14. É importante que o processo de secagem seja feito em locais longe do acúmulo de poeira.
  15.  É fundamental olhar a etiqueta da peça e verificar se o fabricante alerta para algum cuidado específico para aquele tecido, cor, ou modelo.
  16. Para os sutiãs de bojo é aconselhável tirar o excesso de água com uma leve torcidinha e, para agilizar, enrole a peça numa toalha e comprima. Os bojos em espuma também podem ser secos com a toalha, mas sem amassá-los.
  17. O sol pode causar desgastes dos tecidos e esmaecer as cores das roupas intimas, por isso prefira a sombra.
  18.  As máquinas de secar também podem causar danos aos tecidos, principalmente aos atuais, que levam fios de elastano em sua composição.
  19. Se você prefere lavar a lingerie durante o banho, é importante lembrar de colocar para secá-la em um local com bastante ventilação.
  20. Se você costuma lavar na máquina, existem saquinhos especiais para colocar a lingerie sem espuma e ainda é possível encontrar em lojas de utensílios domésticos umas bolas plásticas rígidas, que servem para acomodar sutiãs espumados na lavadora.

É importante saber lavar a roupa íntima para evitar doenças (Foto: Divulgação)

Dicas de cuidados com roupa íntima masculina

Saiba como lavar cuecas adequadamente (Foto: Divulgação)

Alguns dos 20 cuidados ao lavar e guardar sua roupa íntima são direcionados para homens e mulheres. Entretanto, separamos um passo a passo de como lavar cuecas corretamente:

Leia Também:  10 dicas para hidratações caseiras

1- Tampe o ralo do tanque e coloque um pouco de água, o suficiente para submergir a cueca

2- Coloque a cueca e mergulhe ela toda.

3- Pegue um sabão de coco, e ensaboe ela toda

4- Esfregue bastante, faça espuma. O melhor é mesmo esfregar nas mãos, com escova você pode estragar o tecido.

5- Enxágue, retirando todo o sabão

6- Coloque no varal. Mas aqui um detalhe importante, não coloque no sol, prefira um varal que pegue sombra.

 

Top