10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa

Confira 10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa. Você sente que a sua residência está muito apertada? Então saiba que alguns…

Por Isabella Moretti em 04/04/2016

Confira 10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa. Você sente que a sua residência está muito apertada? Então saiba que alguns truques simples permitem aproveitar melhor o espaço disponível. Leia a matéria e veja dicas que unem design e muita praticidade.

10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa. (Foto Ilustrativa)

10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa. (Foto Ilustrativa)

Os imóveis estão se tornando cada vez menores e isso obriga as pessoas a realizarem uma decoração inteligente. É preciso apostar em itens proporcionais, combater o exagero e abraçar a ideia de que “menos é mais”. Se preocupar com a organização também é uma forma de aproveitar ao máximo cada cantinho da casa.

Leia mais: Ideias para aproveitar o espaço da sala

10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa

Veja a seguir 10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa:

Estante vazada

A estante vazada é um elemento perfeito (e criativo) para aproveitar espaços dentro da casa. Ela serve para dividir cômodos integrados, como a sala de estar e sala de jantar, além do que também pode ser usada para organizar e expor objetos. A estrutura vazada é interessante porque não cria uma barreira visual.

Estante vazada na decoração. (Foto: Reprodução/Espaçocasa)

Estante vazada na decoração. (Foto: Reprodução/Espaçocasa)

Janelas grandes

Na hora de construir ou reformar a casa, opte por janelas grandes. Esses modelos otimizam a entrada de luz nos cômodos e, portanto, ampliam espaços pequenos.

Use bem as escadas

Algumas casas pequenas contam com escadas, que ligam os dois pisos. Se for possível, use o espaço embaixo para montar um home-office ou cantinho de leitura.

Saiba mais: Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa

Abuse da transparência

Usar transparência na decoração é um truque muito conhecido para otimizar espaço em casa. Você pode optar por cadeiras transparentes e outros móveis de vidro ou acrílico para obter esse efeito. Os enfeites transparentes também contribuem com o layout.

Cores claras

As cores claras e neutras criam a sensação de amplitude. (Foto Ilustrativa)

As cores claras e neutras criam a sensação de amplitude. (Foto Ilustrativa)

Usar cores claras e neutras para otimizar espaços pequenos não é uma novidade. No entanto, essa técnica continua sendo muito utilizada nas casas pequenas, já que proporciona sensação de amplitude.

Opte por móveis pequenos e multiuso

Os móveis pequenos são proporcionais ao espaço limitado de cada cômodo, por isso devem ser valorizados na decoração. A mobília multiuso também é interessante, já que muda conforme a necessidade.

Valorize o estilo minimalista

O minimalismo é um estilo que combate todas as formas de excesso. Ele tem poucos elementos e abusa de cores neutras, por isso combina com a decoração de pequenos espaços.

Decore verticalmente

Decorar verticalmente significa aproveitar ao máximo o espaço vertical, através da instalação de prateleiras e nichos.

Não crie barreiras visuais

Evite criar barreiras visuais. O ideal é “derrubar” algumas paredes e valorizar a integração de ambientes. Dessa forma, os moradores não se sentem enclausurados.

Use espelhos

Use bem os espelhos. (Foto: Reprodução/Decorcraze)

Use bem os espelhos. (Foto: Reprodução/Decorcraze)

O uso de espelhos na decoração é um velho truque para promover a sensação de amplitude. Portanto, instale essas peças nas paredes da casa.

Veja também: Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa

E aí? Gostou das 10 ideias criativas para otimizar os espaços de sua casa? Então coloque as dicas em prática e aproveite cada centímetro do seu imóvel. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre decoração.

 

Top