Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa

Aprenda tudo sobre decoração minimalista para aproveitar espaços na casa. Esse conceito, que influencia o design de interiores, propõe compor os ambientes apenas com…

Aprenda tudo sobre decoração minimalista para aproveitar espaços na casa. Esse conceito, que influencia o design de interiores, propõe compor os ambientes apenas com o essencial e nada mais. Nessa matéria, você vai descobrir os segredos para otimizar espaços residenciais, que se alinham ao minimalismo.

Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa. (Foto Ilustrativa)

Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa. (Foto Ilustrativa)

O minimalismo se transformou em tendência de decoração ao longo dos anos 50. Ele nasceu no período do pós-guerra, quando as pessoas perderam quase tudo e tentavam reconstruir suas vidas com pouco. O estilo valoriza a filosofia de que “menos é mais”, por isso abusa de uma estética funcional, linhas simples, cores discretas e peças compactas. A decoração minimalista, quase sempre, é elaborada com o objetivo de proporcionar bem-estar e tranquilidade aos moradores.

Leia mais: Decoração minimalista: dicas, truques, segredos

Decoração minimalista para aproveitar espaços na casa

Um dos maiores obstáculos na hora de decorar a casa é otimizar o espaço. Os imóveis estão cada vez menores, por isso é importante colocar em prática algumas estratégias de decoração que favorecem a sensação de amplitude.

Veja a seguir algumas dicas de decoração minimalista para aproveitar espaços na casa:

Libere espaço

Como já foi dito, o minimalismo defende a ideia de que “menos é mais”, por isso evite expor objetos desnecessários na hora de decorar um cômodo. Guarde tudo aquilo que atrapalha a circulação e deixe a passagem livre.

Combata o excesso

Amplie o espaço eliminando o excesso da decoração. (Foto Ilustrativa)

Amplie o espaço eliminando o excesso da decoração. (Foto Ilustrativa)

Tudo aquilo que é considerado excesso vai na contramão do minimalismo. Portanto, nada de decorar o ambiente com móveis rebuscados, estampas detalhadas ou muitos objetos decorativos. Busque uma estética funcional, dando preferência ao acabamento liso, neutro e suave.

Leia Também:  Posições corretas para cada exercício físico

Saiba mais: Decoração para escritório minimalista

Móveis multifuncionais

Escolha móveis multifuncionais, compactos e eficientes para decorar os cômodos da casa, como é o caso do quarto e da sala de estar. Lembre-se de que a mobília deve ser proporcional ao ambiente e não pode interferir na circulação.

Aposte nas cores neutras e claras

O minimalismo valoriza cores claras e neutras, que, por sua vez, contribuem com a sensação de amplitude. Na hora de decorar, dê preferência aos tons pastel, ao branco e ao off-white. Evite sobrecarregar o espaço com informações visuais e não inclua no layout itens que chamam tanta atenção.

As cores claras e neutras são as mais indicadas. (Foto Ilustrativa)

As cores claras e neutras são as mais indicadas. (Foto Ilustrativa)

Valorize a luz natural

Os ambientes minimalistas são claros e possuem grande visibilidade, por isso é importante encontrar formas de otimizar a entrada de luz natural. Experimente “vestir” as janelas com cortinas leves e transparentes.

Linhas simples e retas

O design minimalista tem linhas simples, retas e estreitas. Essa característica aparece não só na decoração, mas também nos traços arquitetônicos. As formas são pensadas para deixar o espaço clean.

Priorize a organização

Como combate o excesso de elementos na decoração, o minimalismo também acaba deixando o espaço mais organizado. A organização em si é uma ótima estratégia para decorar uma casa pequena.

Veja também: 7 dicas para decoração de salas pequenas

Agora você já tem boas dicas de decoração minimalista para aproveitar espaços na casa. Coloque em prática esses conselhos e com certeza os ambientes vão se tornar elegantes, amplos e confortáveis. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias relacionadas à decoração.

 

Top