Decoração com fibra ótica, dicas, ideias

Isabella Moretti 12/09/2013 Bem Estar

A fibra ótica é um pedaço de vidro ou material polimérico que tem a capacidade de transmitir luz. Na área de telecomunicações, o filamento normalmente é usado para transmitir um grande número de informações em um espaço reduzido. No entanto, a fibra ótica também se revela uma poderosa aliada para a decoração.


A fibra ótica é usada para fazer pontos de luz. (Foto:Divulgação)

A fibra ótica decorativa permite fazer diversas combinações em casa, brincando com a luz para deixar os ambientes mais modernos ou aconchegantes.

A iluminação com fibra ótica deixa os ambientes bonitos e ainda por cima permite economizar energia. O sistema de luzinhas pode sair um pouco mais caro do que os outros, mas permite realizar diversas aplicações para obter efeitos especiais.

Os pontos luminosos da fibra ótica podem ser aplicados em diferentes superfícies, como gesso, painéis de madeira, tecido e plásticos.

O preço da fibra ótica varia de acordo com o revendedor e itens fornecidos. Um kit de transformador + cabos com 170 pontos custa R$ 590,00 no Mercado Livre. Para que o projeto não tenha erro, também é importante orçar e contratar mão-de-obra especializada.

Ideias para trabalhar com fibra ótica na decoração

Confira a seguir algumas ideias para a decoração com fibra ótica:

Efeito céu estrelado. (Foto:Divulgação)

Efeito céu estrelado
Os filamentos de luz podem ser usados para montar uma espécie de céu estrelado no quarto ou em outro cômodo com atmosfera de aconchego. Para obter o melhor resultado, é necessário instalar as luzes em um teto de gesso rebaixado. As fibras óticas são conectadas a um projetor de luz que, por sua vez, cria uma iluminação diferenciada.

Iluminação da piscina
Fibra ótica pode ser usada para iluminar a piscina, provocando assim mudanças na cor da água. O efeito é muito bonito, não esquenta e também não libera raios UVA.

Chão estrelado. (Foto:Divulgação)

Chão estrelado
O chão estrelado, criado a partir de um projeto de iluminação com fibra ótica, pode ser usado para decorar o jardim, a varanda ou até mesmo um espaço comercial, como no deck de um SPA.

Iluminação de planta
Os filamentos podem ser usados para enfeitar uma planta, combinando cores diferentes para obter um efeito bem ornamental. Também existe a possibilidade de trabalhar com galhos iluminados e deixar o espaço mais charmoso.

Plantas decoradas com as luzes. (Foto:Divulgação)

Árvore de natal de fibra ótica
Quem não quer ter o trabalho de instalar os filamentos em pontos específicos da casa pode apostar na compra de uma árvore de natal de fibra ótica, para elaborar uma decoração sazonal. O ornamento tem luzes que brilham e colorem o ambiente.

Outros artigos

Primeiro dia de aula do filho: como ajudar

30/01/2013

Primeiro dia de aula do filho: como ajudar

O primeiro dia da criança na escola pode ser bastante complicado, tanto para o pequenino como para os pais. É preciso que cada família sinta o momento mais adequado ...

Concursos abertos MS 2016

15/01/2016

Concursos abertos MS 2016

Para quem mora no estado do Mato Grosso do Sul, não faltam opções de Concursos abertos MS 2016, com muitas oportunidades de trabalho para quem sonha em ingressar na ...

Cursos gratuitos de arte cênicas, TO 2012

29/06/2012

Cursos gratuitos de arte cênicas, TO 2012

[caption id="attachment_476911" align="aligncenter" width="400" caption="Aproveite o curso para desenvolver seu lado ator (Foto: Divulgação)"][/caption] A Fundaçã...