10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Veja 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. Uma noite bem dormida faz toda a diferença na nossa rotina, afinal, melhora a…

Veja 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. Uma noite bem dormida faz toda a diferença na nossa rotina, afinal, melhora a disposição, reduz o estresse e favorece a produtividade. Leia a matéria e veja algumas recomendações para dormir melhor.

10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. (Foto Ilustrativa)

10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. (Foto Ilustrativa)

Todo ser humano deve dormir, no mínimo, 8 horas por dia. Esse período de descanso profundo é uma forma de repor as energias do corpo, manter a saúde e otimizar a capacidade de concentração. Quem não consegue ter uma boa noite de sono fica com o sistema imunológico debilitado, além do que sofre de déficit de atenção, fraqueza e mau humor.

Leia mais: Dicas para dormir melhor e descansar mais

10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Separamos 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. Confira:

Prepare o ambiente para dormir

Forre o colchão com um lençol confortável, escolha um travesseiro aconchegante e ajuste a iluminação do quarto. O ideal é dormir no escuro, afinal, a claridade interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono. A temperatura perfeita do ambiente para dormir deve estar entre 17°C e 27°C

Respeite os horários

A falta de comprometimento com os horários prejudica a qualidade do sono. Portanto, toda pessoa deve ter um horário para se deitar e uma hora para acordar.

Não leve os problemas para a cama

Algumas pessoas até se deitam na cama no horário certo, mas não conseguem relaxar de verdade. Isso acontece porque elas levam os problemas pessoais e profissionais para a cama. O recomendado é esvaziar a mente e excluir as preocupações do pensamento.

Não leve as preocupações para a cama. (Foto Ilustrativa)

Não leve as preocupações para a cama. (Foto Ilustrativa)

Valorize o silêncio

Tem gente que gosta de dormir ouvindo música ou com a TV ligada, mas esses hábitos podem prejudicar a qualidade do sono. O ideal é deixar o quarto silencioso, relaxante e propício para o descanso da mente.

Continuar Lendo  É possível aprender enquanto dorme, afirmam pesquisadores

Saiba mais: Sinais que indicam que você precisa dormir melhor

Fique longe da TV e do celular

Essa história de ligar a televisão antes de dormir não é a melhor saída para pegar no sono. Na verdade, a tela estimula a capacidade de atenção e impede o relaxamento. O uso do celular momentos antes de dormir também é um gatilho para a insônia.

Cuide da alimentação

A alimentação costuma ser um fator determinante para a qualidade do sono. Para dormir bem, a pessoa deve evitar a ingestão de alimentos estimulantes durante a noite, como é o caso do café. Os itens gordurosos e pesados também devem ser evitados antes de dormir.

Escolha bem o horário do treino

Praticar exercícios físicos diariamente melhora a qualidade do sono, mas é importante ter cuidado com o horário do treino. A atividade física não deve ser praticada nas três horas que antecedem o sono.

Cuidado com os cochilos longos

Cuidado com os cochilos longos. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com os cochilos longos. (Foto Ilustrativa)

Cochilar 20 minutos após o almoço aumenta a produtividade. No entanto, as pessoas que se rendem aos cochilos longos podem sofrer com insônia durante a noite.

Tome um chá

Existem alguns chás que exercem efeito calmante, ou seja, ajudam a relaxar a mente e o corpo. Entre as ervas mais recomendadas, vale destacar: camomila, melissa, valeriana e lavanda.

Procure um especialista

Se os problemas do sono persistirem, é recomendado procurar um especialista para realizar um tratamento adequado. Em geral, os médicos recomendam terapia comportamental e medicamentos.

Veja também: Dicas para você dormir melhor no calor

Coloque em prática as 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono. Dessa forma, você vai conseguir descansar o corpo, repor as energias e desfrutar de uma vida mais saudável. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

Continuar Lendo  Dormir pouco aumenta risco de AVC

 

Top