Sinais que indicam que você precisa dormir melhor

Existem alguns sinais clássicos que indicam que você está necessitando de algumas horinhas a mais de sono, como bocejar o dia todo e estar…

Existem alguns sinais clássicos que indicam que você está necessitando de algumas horinhas a mais de sono, como bocejar o dia todo e estar sempre cansado. Porém, nosso corpo pode demonstrar que está precisando descansar um pouco mais, através de outras formas que nem imaginamos. Saiba mais sobre os benefícios do sono e os sinais que indicam que você precisa dormir melhor.

A fome excessiva durante o dia pode ser um sinal de que você precisa dormir melhor. (Foto: divulgação)

Benefícios do sono

Depois de um dia intenso de trabalho nada melhor do que dormir e ter um bom descanso. Porém esse sono muitas vezes não atua apenas como revigorante, mas tem muitas funções essenciais para o organismo. Dormir menos que 6 a 8 horas ou acordar várias vezes durante a noite devido a distúrbios do sono pode causar malefícios ao organismo.

Segundo a neurologista Rosa Hasan, a qualidade de sono ruim prejudica o metabolismo e síntese hormonal, favorecendo ao aparecimento de doenças como obesidade e depressão.

Veja como ter uma boa noite de sono 

O sono oferece muitos benefícios a saúde, dentre eles estão:

  • Previne a obesidade;
  • Combate a hipertensão arterial;
  • Fortalece a memória;
  • Previne a depressão;
  • Favorece o desempenho físico;
  • Controla o diabetes;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Melhora o desempenho no trabalho.

    Dormir bem é indispensável para a saúde e para o desempenho no dia a dia. (Foto: divulgação)

Sinais que indicam que você precisa dormir melhor

1. Fome excessiva: sentir fome o dia todo, mesmo quando acabou de fazer uma boa refeição pode ser um sinal de que o corpo necessita de algumas horas a mais de sono. Segundo pesquisas, a má qualidade de sono altera os níveis hormonais provocando a fome.

2. Irritação e sensibilidade: muitas mulheres culpam a TPM pela irritação e sensibilidade a flor da pele.  Porém, esses sintomas podem estar associados a falta de algumas horas de sono.

Leia Também:  Dietas líquidas: saiba os prós e contras

3. Falta de foco e sem memória: a privação de sono pode resultar em dificuldade de concentração e prejudicar a memória. Poucas horas de sono pode causar problemas cognitivos, como dificuldade de prestar atenção e dificuldade de aprendizado.

4. Resfriado persistente: quando o resfriado parece não desaparecer, pode ser sinal de que você está precisando de algumas horas a mais de sono. Estudos comprovam que pessoas que dormem menos que sete horas pode noite, possuem três vezes mais chances de pegar resfriados.

 5. Mais desastrado que o normal: não se sabe exatamente o porquê, mas as pessoas que dormem menos parecem ser menos coordenadas e mais lentes que o normal.

6. Diminuição do desejo sexual: pessoas que sentem menos vontade de fazer sexo pode ser um sinal indicativo de que está precisando dormir mais. Segundo estudos, a falta de descanso pode aumentar os níveis de cortisol (hormônio que aumenta o estresse) e diminui a libido.

A dificuldade de concentração pode indicar que você deve dormir melhor. (Foto: divulgação)

Veja também sono excessivo, causas 

O sono é indispensável para o bem estar do nosso organismo. O descanso obtido através do sono ajuda a manter nosso corpo em equilíbrio e muito mais saudável. Segundo recomendações especialistas, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por dia, para repor as energias e melhorar o desempenho durante o dia. É importante saber identificar os sinais que indicam que você precisa dormir melhor para evitar problemas de saúde.

Top