Dicas para dormir melhor e descansar mais

As dicas para dormir melhor e descansar mais prometem ser de grande ajuda para as pessoas que enfrentam problemas com o sono. O segredo…

Por Isabella Moretti em 23/12/2014

As dicas para dormir melhor e descansar mais prometem ser de grande ajuda para as pessoas que enfrentam problemas com o sono. O segredo está em pequenas mudanças na rotina e na adoção de hábitos saudáveis.

Dicas para dormir melhor e descansar mais. (Foto: Divulgação)

Quem não dorme direito pode sofrer sérios prejuízos com relação à saúde e ao bem-estar. Uma noite mal dormida causa estresse, dificuldades de concentração, problemas de memória, mau-humor e reduz a produtividade.

Veja também: Dicas de alongamento para uma boa noite de sono

Dicas para dormir melhor e descansar mais

Confira a seguir uma seleção de dicas para dormir melhor e descansar mais:

Estabeleça horários

Estabelecer horários e respeitá-los são meios de conseguir dormir mais e melhor durante a noite. Procure definir uma hora para se deitar e uma para acordar. O seu relógio biológico tende a se acostumar com essa rotina.

Inclua exercícios físicos na sua rotina. (Foto: Divulgação)

Pratique exercícios físicos

Reserve um momento do seu dia para fazer algum tipo de exercício físico, como caminhada, natação, corrida ou ciclismo. A pessoa que se exercita todos os dias consegue desfrutar de um sono mais relaxado e dificilmente sofre com insônia.

O recomendado é fazer exercícios físicos de manhã ou à tarde, mas nunca durante a noite. A atividade aumenta o ritmo cardíaco e a energia, por isso pode comprometer a qualidade do sono.

Evite a ingestão de estimulantes

Após as 18h00, procure evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes (ricos em cafeína), como é o caso do café, do chá preto, do chocolate e do refrigerante de coca.

Ao dormir, não deixe a televisão ligada. (Foto: Divulgação)

Não deixe a televisão ligada durante a noite

Muitas pessoas possuem o hábito de deixar a televisão ligada durante a noite, mas isso não é algo saudável. A TV atua como um estimulante para o cérebro, podendo comprometer o relaxamento do corpo e da mente.

Crie um ambiente agradável

É muito importante criar um ambiente agradável e aconchegante para conseguir pegar no sono. Deixe o seu quarto escuro, escolha um travesseiro confortável e relaxe os músculos. A qualidade do colchão e da roupa de cama também influencia diretamente em uma boa noite de sono.

Não fume

O cigarro deve ser evitado, pois a nicotina é uma substância altamente estimulante e que gera dificuldades para dormir.

Capriche no preparo de um chá calmante. (Foto: Divulgação)

Prepare um chá natural

Tomar um chá antes de dormir é uma ótima aposta para conseguir ter uma boa noite de sono. Algumas ervas podem ser usadas no preparo de uma infusão calmante e relaxante, como é o caso da melissa, da camomila e da lavanda.

Coloque em prática as dicas para dormir melhor e descansar mais e desfrute de uma boa noite de sono.

Top