Menu

Bem Estar

Atualizado em 3 de janeiro de 2013, às 10:34 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Vinhos: como escolher

O vinho é uma bebida que enriquece as refeições, mas deve ser escolhido com muito cuidado.

O vinho é uma bebida nobre e que pode ser apreciada em diferentes ocasiões. Para definir o melhor produto para servir aos amigos ou familiares, é importante conhecer as características dos principais tipos de vinhos e experimentá-los, para explorar melhor o sabor de cada um.

561649 Vinhos como escolher 2 Vinhos: como escolherO melhor vinho é aquele que se adequa as preferências do consumidor. (Foto:Divulgação)

Eleger o vinho ideal não é uma atividade simples, principalmente para quem não conhece a técnica. A escolha da bebida feita pela fermentação do sumo da uva envolve os sentidos, principalmente o paladar, o olfato e a visão.

O Brasil importa e produz vinhos, por isso as adegas brasileiras oferecem opções para agradar todos os gostos. Nem sempre preço alto é sinônimo de um bom vinho, afinal, vários fatores envolvem a aprovação ou não de um determinado produto.

A preferência de cada pessoa é determinante para a escolha do vinho. Embora existam outras formas mais profissionais de escolher uma boa bebida, o paladar continua sendo o método infalível para eleger o vinho mais apropriado. A ocasião e o prato que será servido com a bebida também são fatores que ditam o rumo da escolha.

Para não errar ou ter mais chances de acertar na compra do vinho, os especialistas recomendam optar pelo tipo que agrade o gosto comum. Inovar muito na escolha da bebida pode não agradar os convidados.

Saiba mais: Vinhos Mais Famosos do Mundo

Tipos de vinho

561649 Vinhos como escolher Vinhos: como escolherA variedade de vinhos tem como objtivo agradar todos os gostos. (Foto:Divulgação)

Para escolher o melhor vinho, o comprador precisa primeiramente conhecer os principais tipos da bebida. Confira:

Vinho tinto suave: várias espécies de uva são usadas para produzir este vinho, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Merlot e Malbec. O sabor se destaca pelo fato de ser suave, marcante e adocicado.

Vinho tinto seco: feito com uva escura, mas não possui uma grande quantidade de açúcar na sua fórmula. Quem procura uma versão mais leve para experimentar deve dar preferência aos vinhos fabricados com a uva Pinot Noir.

Vinho branco doce: trata-se de uma bebida adocicada, feita geralmente com uvas brancas (casca verde). Também chamado de vinho de sobremesa, o açúcar vem da própria uva.

Vinho branco seco: é considerado um vinho mais fino e por isso tem a aprovação dos degustadores. Com menos açúcar, a bebida oferece uma experiência diferente para o paladar.

Vinho rosé: esta bebida é fabricada com uvas tintas e sem cascas. Sua coloração é rosada e o sabor leve.

Combinando comida e vinho

561649 Vinhos como escolher 1 Vinhos: como escolherO vinho precisa combinar com a comida. (Foto:Divulgação)

O vinho pode acompanhar diferentes pratos, desde que seja escolhido adequadamente e combine com os ingredientes usados para preparar a refeição. O consumo de carne vermelha combina com um vinho tinto adocicado, mas um prato com peixes ou frutos do mar pede uma bebida mais ácida. Se a escolha do vinho depender da massa, então o consumidor precisa considerar as características do molho.

Na tarefa de combinar o vinho com a comida, é importante buscar uma harmonia para que um sabor não neutralize o outro.

Veja também: Descubra como o vinho pode fazer bem a saúde

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.