Cursos

Vestibular Da Fuvest 2012: Inscrições Abertas, Calendário

Por Isah

A Fuvest se destaca como um dos vestibulares mais concorridos do país e a cada ano seleciona os melhores estudantes para ingressar nos seus cursos. As vagas para a Universidade de São Paulo (USP) são extremamente concorridas e por isso os candidatos precisam ter um bom desempenho no processo seletivo. As inscrições para o vestibular Fuvest 2012 estão abertas a partir de hoje, dia 26 de agosto.

As pessoas interessadas em participar das provas da Fuvest devem se inscrever até o dia 9 de setembro, pagando uma taxa de 120 reais. Neste ano o vestibular espera distribuir 10.852 vagas na USP e 100 vagas para o curso de medicina na Santa Casa. A organização já apresentou o calendário com todas as datas e os candidatos já podem se programar.

A Fuvest 2012 procurou adotar novos critérios para o processo de seleção, informações essas que podem ser encontradas no Manual do Candidato. Depois de efetuar a inscrição dentro do prazo estipulado, o candidato deve pagar o boleto nas agências bancárias ou até mesmo pela internet até o dia 12. As orientações para as pessoas que solicitaram isenção da taxa já estão disponíveis na página da Fuvest. Os cursos de música e artes visuais terão neste ano os testes de habilidades específicas antecipados na programação do vestibular.

Algumas mudanças se destacam nessa edição do vestibular da Fuvest. A nota conquistada pelo candidato na primeira fase terá peso na sua nota final. O número de questões que compõem as provas também foi reduzido na segunda fase do vestibular. A classificação da primeira etapa da Fuvest também se revela mais rigorosa, com a nota de corte equivalente ao mínimo de 27 pontos. Antes não era possível o candidato mudar a carreira depois da inscrição, mas nesse vestibular haverá essa possibilidade.

Calendário Fuvest 2012

– De 26 de agosto a 9 de setembro de 2011: período para se inscrever;
– De 9 a 14 de outubro de 2011: provas de habilidades específicas;
– 04 de novembro de 2011: divulgação da lista de aprovados nas habilidades específicas;
– 21 de novembro de 2011: divulgação dos locais de prova (1ª fase);
– 27 de novembro de 2011: prova (1ª fase);
– 19 de dezembro de 2011: divulgação da lista de convocados e locais;
– De 8 a 10 de janeiro de 2012: provas (2ª fase);
– De 11 a 13 de janeiro de 2012: provas de habilidades específicas;
– 04 de fevereiro de 2012: divulgação da 1ª chamada de aprovados;
– De 8 a 9 de fevereiro de 2012: período de matrículas.

Na primeira fase os candidatos são submetidos a uma prova composta por 90 questões objetivas relacionadas às disciplinas abordadas no Ensino Médio. Os classificados nessa etapa serão encaminhados para a segunda fase do vestibular, que será realizada em três dias. No primeiro dia os estudantes resolvem uma prova com 10 questões de português e uma proposta de redação. Já no segundo dia o vestibular propõe 16 questões que envolvem conhecimentos sobre Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês.  No terceiro dia é aplicada uma prova com questões relacionadas à carreira pretendida.

Tanto na primeira como na segunda fase o candidato precisa apresentar o RG para se submeter ao processo seletivo. A Fuvest exige pontualidade para as provas, por isso é importante conhecer os horários e não se atrasar. Outras informações mais completas a respeito dos critérios do vestibular estão dispostas no manual do candidato.

Inscrições abertas para Fuvest 2012

O vestibular mais concorrido do país terá inscrições disponíveis especialmente pela internet. Com isso, os estudantes terão que preencher um formulário com todos os dados solicitados, desde documento de identidade a CPF. Depois do pagamento, a Fuvest vai gerar um número de inscrição para que o candidato possa fazer consultas e se informar sobre sua situação dentro do processo seletivo.

Acesse o site da Fuvest e se inscreve no vestibular 2012.

Recomendado para você

Comentários

4 respostas para “Programa Petrobrás Jovem Aprendiz 2017 PPJA”

  1. LARISSA AGNES disse:

    MEU NOME É LARISSA TENHO 16 ANOS QUERIA MUITO TER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. CONTAGEM MG

  2. Eloisa Nunes Da Silva disse:

    Desculpa meu teclado esta com problemas, o que dificulta muito na hora de digitar.
    Obrigada pela compreenção.

  3. Eloisa Nunes Da Silva disse:

    Também achei muito interessante esse programa do jovem aprendiz, seria interessada, tneho 19 anos, e vou começar a faez um curso tecnico de segurança do trabalho.
    Moto em Joinville- Sc.

  4. Ana Carolina Gomes Martins disse:

    Olá meu nome é Ana Carolina, tenho 16 anos e fiquei muito interessada no programa jovem aprendiz e queria muito que vocês me dessem uma oportunidade para mim poder participar do programa jovem aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *