Cursos de Construção Civil

Os Cursos de Construção Civil oferecem ótimas oportunidades no mercado de trabalho, afinal, essa é uma das áreas com maior carência de profissionais capacitados.…

Por Isabella Moretti em 07/08/2014

Os Cursos de Construção Civil oferecem ótimas oportunidades no mercado de trabalho, afinal, essa é uma das áreas com maior carência de profissionais capacitados. A formação em Construção Civil prepara os estudantes para elaborar projeções, plantas de casas e edifícios (residenciais e comerciais).

Cursos de Construção Civil. (Foto: Divulgação)

Os cursos da área de Construção Civil aderem em seu conteúdo programático matérias como física, técnica de planejamento, tecnologia do concreto, matemática e desenho técnico. Sendo uma das vertentes de engenharia, é importante que o profissional saiba lidar com os cálculos e colocar os conhecimentos científicos em prática.

A área de Construção Civil

Construção Civil é uma das áreas que mais crescem no Brasil. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, o setor apresentou uma evolução de 4,5% em comparação com os números de 2010. Com relação ao ano de 2007, o crescimento se mostrou ainda mais expressivo: 63,1%.

Com a área de construção civil se desenvolvendo a todo vapor, ela representa uma ótima chance para construir uma carreira de sucesso. Um profissional qualificado e preparado para o trabalho com certeza conseguirá um emprego de nível técnico ou superior.

Quais são os cursos de construção civil?

Confira a seguir algumas opções de cursos de construção civil conforme a modalidade:

Pedreiro é uma opção de curso de Qualificação Profissional. (Foto: Divulgação)

• Qualificação Profissional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) trabalha com um eixo tecnológico chamado “Infraestrutura”. Esta categoria reúne cursos gratuitos de construção civil que pertencem à modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).

Os cursos de construção civil de qualificação possuem carga horária de no mínimo 160 horas e preparam os alunos para uma determinada ocupação no mercado de trabalho. O Pronatec promove as capacitações graças à parceria com instituições de públicas e privadas, como Senai, rede estadual e rede federal.

Na modalidade de Qualificação Profissional, os principais cursos de construção civil são: Ajudante de Obras, Desenhista da Construção Civil, Desenhista de Topografia, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Gesseiro, Marceneiro, Mestre de Obras, Montador de Andaimes, Pedreiro e Pintor de Obras.

• Ensino Técnico

Os cursos técnicos de construção civil são mais abrangentes do que a qualificação profissional. Eles duram de um ano e meio a dois anos, além do que exigem uma carga horária de estágio supervisionado.

Entre as formações técnicas que abrangem atividades na área de construção civil, estão: Técnico Aeroportuário, Técnico em Agrimensura, Técnico em Carpintaria, Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Edificações, Técnico em Estradas, Técnico em Geodésia e Cartografia, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Hidrologia, Técnico em Portos, Técnico em Saneamento, Técnico em Trânsito e Técnico em Transporte.

Existe a possibilidade de se graduar em Engenharia Civil. (Foto: Divulgação)

• Graduação

Quem deseja se graduar na área de construção civil deve optar pelo curso de Engenharia Civil. Várias universidades públicas e privadas já oferecem esta graduação, que possui duração de 5 anos.

Escolha um dos cursos de construção civil e invista no seu futuro profissional.

Top